Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Vitória da Conquista

Endometriose atinge uma em cada dez mulheres no mundo e causa dor severa

Cólicas intensas, dores nas pernas e na lombar, cansaço extremo, desconforto gastrointestinal e até desmaios são alguns dos sintomas da endometriose. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), uma em cada dez mulheres no mundo tem a doença, o equivalente a 190 milhões de pessoas em idade reprodutiva. Já no Brasil, os dados registraram que cerca de 7 milhões de mulheres sofrem da doença.

Caracterizada pelo crescimento de fragmentos do tecido que reveste o útero em outras regiões do corpo, a endometriose se manifesta por uma forte cólica menstrual e menstruação irregular, com sangramento intenso ou fora do período menstrual habitual, e dor durante a relação sexual. Além disso, a doença pode levar à infertilidade.

Portanto, saber como aliviar os sintomas da doença é fundamental para melhorar a qualidade de vida dessas pacientes. Para isso, é importante que, uma vez diagnosticada (através de exames laboratoriais, de imagem e da laparoscopia), a doença seja tratada rapidamente.

“Sem intervenção apropriada, os focos têm o potencial de crescer tanto em magnitude quanto em alcance. Isso implica que, se não forem devidamente atendidos, problemas como infecções podem se propagar e intensificar, resultando em consequências mais severas. Do mesmo modo, problemas ambientais não tratados podem se disseminar, gerando impactos negativos cada vez maiores. É essencial lidar com esses focos prontamente para mitigar seus efeitos prejudiciais”, explica, Cláudia Mognato, Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera.

Segundo a especialista, as mulheres precisam, o mais rápido possível, se atentar para os sintomas da doença, já que quanto mais o tempo passa sem o tratamento correto, mais a endometriose pode se multiplicar e afetar outros órgãos.

A seguir, veja as principais dicas para aliviar os sintomas da endometriose, segundo o especialista.

1. Uso de analgésicos e anticoncepcional

Uma das principais formas de aliviar os sintomas da endometriose é o uso de analgésicos para reduzir as cólicas menstruais. Além disso, o uso de pílula anticoncepcional ou de DIU (dispositivo intrauterino) hormonal é útil para interromper a menstruação e controlar a doença.

2. Mudanças no estilo de vida

Além do tratamento clínico, mudanças no estilo de vida — como a ação de uma alimentação saudável e livre de ultraprocessados e com menor teor de açúcar — podem ajudar as pacientes com endometriose, assim como a atividade física regular.

A dieta mediterrânea, por ser baseada em frutas, legumes, vegetais, nozes, peixes, azeite, ervas, especiarias e grãos integrais, pode ser ótima recomendação para mulheres com endometriose.

3. Fisioterapia pélvica

A fisioterapia pélvica também é uma estratégia importante para reduzir os sintomas da endometriose. “A fisioterapia pélvica é uma especialidade dedicada ao tratamento de uma variedade de condições relacionadas à região pélvica. Isso inclui disfunções do assoalho pélvico, incontinência urinária, dor pélvica crônica, problemas sexuais, desconforto durante a relação sexual, constipação, endometriose, diástase abdominal, e uma série de outras questões específicas dessa área do corpo”, explica.

4. Se necessário, considere o tratamento cirúrgico

Caso as dores persistam mesmo após esses métodos, o tratamento cirúrgico pode ser indicado. Essa opção é realizada levando em consideração as necessidades e desejos de cada paciente. Por exemplo, uma mulher que não deseja engravidar pode realizar a retirada de todo o útero. Já quem ainda quer ter filhos, a cirurgia removerá apenas as lesões da endometriose.

“O elemento mais crucial é a adaptação do tratamento, levando em conta a idade do paciente e sua preferência, seja por ter filhos ou não”, afirma Cláudia Mognato.

GOLPES DE FACA: Fofoca sobre traição em empresa termina com mulher morta

Uma briga entre funcionários de uma empresa provocada por uma fofoca de uma suposta traição terminou com uma jovem de 20 anos assassinada a...

FUZIL APREENDIDO: Rondesp é recebida a tiros em Itapuã

Na tarde deste sábado (22/06), policiais militares da Rondesp Atlântico foram atacados por integrantes de uma facção criminosa, na Travessa da Jamaica, no bairro...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

GOLPES DE FACA: Fofoca sobre traição em empresa termina com mulher morta

Uma briga entre funcionários de uma empresa provocada por uma fofoca de uma suposta traição terminou com uma jovem...
Fundação Jose Silveira

GOLPES DE FACA: Fofoca sobre traição em empresa termina com mulher morta

Uma briga entre funcionários de uma empresa provocada por uma fofoca de uma suposta traição terminou com uma jovem...

FUZIL APREENDIDO: Rondesp é recebida a tiros em Itapuã

Na tarde deste sábado (22/06), policiais militares da Rondesp Atlântico foram atacados por integrantes de uma facção criminosa, na...

Primeira Academia Salvador ao ar livre é inaugurada no Dique do Tororó

Ponto de encontro para a caminhada e a corrida, o Dique do Tororó agora conta com a Academia Salvador...

MP recomenda à Câmara Municipal de Salinas da Margarida a exoneração de servidores nomeados de maneira irregular

O Ministério Público estadual recomendou na última segunda-feira, dia 17, que a Câmara Municipal de Salinas da Margarida exonere,...