Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Vitória da Conquista

Motociclistas são maioria (44,5%) das vítimas fatais de acidentes de trânsito na Bahia

Para marcar o Maio Amarelo, mês de prevenção à violência no trânsito, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulga o infográfico sobre acidentes de trânsito. O levantamento aponta que, em 2023, dentre os casos identificados, as principais vítimas de Acidentes de Transporte Terrestre (ATT) no estado eram motociclistas (44,5%): 2 em cada 5 vítimas fatais do trânsito na Bahia. Neste mesmo ano, os ocupantes de automóveis (carros) representavam 34,7% dos casos, seguidos por pedestres, com 13,4% de participação na vitimização total. Ciclistas e ocupantes de outros tipos veículos somados representavam os 7,4% restantes.

De 2000 a 2022, foram 50 mil vítimas de Acidentes de Transporte Terrestre (ATT) na Bahia. Em 2023, os ATT vitimizaram 2.665 pessoas e resultaram em 13,6 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse contingente representa um elevado custo para a sociedade, seja na perda de vidas, nos custos públicos de internação e na renda das famílias atingidas.

De 2000 a 2023, a trajetória dos ATT na Bahia apresentou uma mudança significativa, como reflexo, sobretudo, das medidas legais instituídas que visam coibir, por exemplo, o consumo de álcool e o excesso de velocidade. Em 2000, os Acidentes de Transporte Terrestre eram a principal causa de mortes violentas. Foram 1.098 vítimas fatais de ATT no estado, o que representava uma taxa de 9,2 mortes a cada 100 mil baianos. Essa taxa elevou-se consideravelmente até 20,2 mortes a cada 100 habitantes, no ano de 2012, quando foram registradas 2.845 vítimas de ATT na Bahia. Contudo, a partir desse ano, quando foi implementada a Lei nº 12.760, popularmente conhecida como “Nova Lei Seca”, observou-se uma redução das taxas de vitimização por ATT. Em 2023, essa taxa encontrava-se em 18,8 vítimas de ATT a cada 100 mil baianos.

Os ATT resultam em custo econômico-financeiro para as famílias afetadas e para o Sistema Único de Saúde (SUS), grande responsável pela recuperação dos acidentados. Em 2023, foram 13.637 internações em decorrência dos ATT na Bahia, redução de 0,9% em relação a 2022. O tempo médio de internação era de 4,8 dias. Um paciente internado no SUS em decorrência de ATT representava um custo médio de R$ 1.193,43 para o poder público. No entanto, uma parte vem a óbito. Neste mesmo ano, a taxa de óbito em internações em decorrência dos ATT foi de 1,3 a cada 1.000 internações na Bahia.

Nesse sentido, as medidas implementadas pelo Estado que visam punir os comportamentos desviantes no trânsito, além de impactarem positivamente na redução de vítimas fatais de ATT, podem refletir diretamente na redução dos custos econômico-financeiros do sistema de saúde, que é o grande responsável pelas internações em decorrências de eventos dessa natureza.

GOLPES DE FACA: Fofoca sobre traição em empresa termina com mulher morta

Uma briga entre funcionários de uma empresa provocada por uma fofoca de uma suposta traição terminou com uma jovem de 20 anos assassinada a...

FUZIL APREENDIDO: Rondesp é recebida a tiros em Itapuã

Na tarde deste sábado (22/06), policiais militares da Rondesp Atlântico foram atacados por integrantes de uma facção criminosa, na Travessa da Jamaica, no bairro...
Prefeitura Porto Seguro

GOLPES DE FACA: Fofoca sobre traição em empresa termina com mulher morta

Uma briga entre funcionários de uma empresa provocada por uma fofoca de uma suposta traição terminou com uma jovem...
Fundação Jose Silveira

Cantor Eric Land fala da mistura de ritmos e anuncia parceria com Dorgival Dantas

LDurante uma coletiva no São João da Bahia, que acontece no Parque de Exposições, neste domingo (23/06), o cantor...

SOFRÊNCIA GARANTIDA: Diego e Victor Hugo cantam seus maiores sucessos no São João da Bahia

Os cantores sertanejos Diego e Victor Hugo cantaram seus maiores sucessos no São João da Bahia, que acontece neste...

DE NOVO NA ZONA! Vitória joga bem, mas perde de virada para Bragantino

O Vitória deixou escapar um resultado positivo, na noite deste domingo (23/06), em Bragança Paulista (SP). A equipe perdeu...

Homem roubado em “ensaio da Anitta” decide processar cantora; ele pede R$13 mil por colar

A cantora Anitta está sendo processada por um homem que afirma ter tido o cordão de ouro roubado em...