Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Subcomissão Permanente de Pesca proposta por deputado baiano é instalada na Câmara dos Deputados

A Subcomissão Permanente de Pesca e Aquicultura foi instalada na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. O relator da proposta, deputado federal Raimundo Costa (Pode/BA), participou da cerimônia de instalação que elegeu presidente e vice-presidente da Subcomissão, deputado Albuquerque (Republicanos-RR) e Rafael Pezenti
(MDB-SC) respectivamente.

A Secretaria Nacional de Pesca e Aquicultura, deputada federal Tereza Nelma (PSD-AL), e
representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, do Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de Pesca de Santa Catarina (SITRAPESCA), da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA), do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI), do Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura (CONEPE), e da Fundação Arayara estiveram presentes.

A atividade pesqueira e aquícola estão em franca expansão não só no Brasil, mas em todo mundo. No entanto, segundo o parlamentar baiano, o orçamento público federal brasileiro ainda é escasso, o que força a provocar um debate mais aprofundado do tema.

Raimundo Costa (Pode-BA) explica que a atividade pesqueira é a única do agro onde o produtor precisa de um registro para que seja autorizado a produzir. Noutro sentido, o Brasil ainda tem um consumo muito tímido desse tipo de proteína.

O objetivo da instalação da Subcomissão Permanente de Pesca é ampliar a discussão com o governo sobre uma política séria e responsável sobre o consumo de pescado, modernização do setor, e introdução de novas tecnologias. “Essa Subcomissão tem a condição de trazer essa discussão do Ministério com o Congresso, sobretudo com as lideranças e as organizações políticas do setor pesqueiro”, explicou o relator.

O setor, que tem grande potencial, exige um trabalho significativo para acompanhar as demandas, buscar investimentos e melhorias, acompanhar as legislações que tratem do tema.

“Era preciso que nós no Congresso trouxéssemos esse sentimento de representatividade”, disse Raimundo.

A pesca, segundo o relator, tem dois momentos, antes e depois do governo Lula. “No primeiro governo do presidente Lula, chegamos ao ápice de tudo que ha de bom na atividade. Perdemos o Ministério, entramos em depressão. Estamos resgatando esse espaço político, e esse advento do Ministério nos traz um novo momento, novos investimentos”, comemorou.

Raimundo ainda relembrou a caminhada política. O parlamentar conquistou a cadeira na Câmara Federal com apoio majoritário do setor pesqueiro. “Se hoje eu sou deputado federal, eu devo a pesca artesanal, ao pescador”.

Termina hoje prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar...

PERIGO! Árvore cai e destrói carro no Vale de Nazaré, em Salvador

Uma árvore caiu e atingiu um carro na noite dessa quinta-feira (13/06), na região do Vale de Nazaré, em Salvador. Conforme as imagens enviadas...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Termina hoje prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a...
Fundação Jose Silveira

Termina hoje prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a...

PERIGO! Árvore cai e destrói carro no Vale de Nazaré, em Salvador

Uma árvore caiu e atingiu um carro na noite dessa quinta-feira (13/06), na região do Vale de Nazaré, em...

Primeira noite do São João da Bahia termina sem registro de ocorrência grave

A primeira noite do São João da Bahia, encerrada na madrugada desta sexta-feira (14), no Parque de Exposições, em...

SUSTO! Idosa é ‘engolida’ por cratera aberta em avenida de Vitória da Conquista

Uma idosa ficou ferida ao cair em uma cratera que se abriu após o solo de uma avenida ceder...