Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Comitê inicia a etapa das Oficinas Participativas do plano de bacias

Com o compromisso de preservar o meio ambiente, o Comitê das Bacias Hidrográficas do Recôncavo Norte e Inhambupe (CBHRNI) inicia no próximo dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, as Oficinas Participativas em quatro cidades baianas. A iniciativa faz parte do projeto de elaboração do Plano de Bacias, ou Plano de Recursos Hídricos, e proporcionará diversos benefícios às cidades que compõem a região, sua população e economia.

O presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas do Recôncavo Norte e Inhambupe, Sérgio Bastos, afirma que o plano de bacia desperta uma consciência preventiva que contribui para uma gestão mais qualificada dos Recursos Hídricos. “O plano de bacias pode trazer melhorias no fornecimento e na qualidade da água, redução de conflitos pelo uso da água e aumento da consciência ambiental entre os cidadãos que nela habitam. Este movimento promove a segurança hídrica e acaba atraindo para a região maior atividade econômica”, destacou Bastos.

As oficinas participativas compõem parte da segunda fase do Plano de Bacias, a do diagnóstico, e serão realizadas em junho, nas cidades de Alagoinhas (05), Serrinha (07), Amélia Rodrigues (10) e Camaçari (12). A participação da população nessas escutas é fundamental para o mapeamento das necessidades hídricas da região pelo Comitê. “O sistema de recursos hídricos permite na sua dinâmica e organização, que a sociedade participe e delibere através das suas demandas de como deve ser o uso da água na sua região. E é justamente isso que será construído durante as oficinas, vamos ouvir a sociedade e essas demandas serão incorporadas no nosso plano.”, afirmou Sérgio.

As oficinas são abertas à sociedade, incluindo moradores locais, empresários, representantes de organizações não governamentais, instituições educacionais e governamentais. Os interessados podem confirmar sua presença através do link: https://forms.office.com/r/yxRsqqpKHP?origin=lprLink

A importância do Plano de Bacia
O plano de bacia é essencial para os Comitês de Bacias porque define as diretrizes e ações para o gerenciamento e uso sustentável dos recursos hídricos na região. Prioriza intervenções, otimiza o uso da água e coordena as atividades entre diferentes usuários junto com setor público e sociedade civil, promovendo o tão desejado equilíbrio entre desenvolvimento e conservação.

Sérgio explica que o plano será uma ferramenta crucial para proteger e gerenciar de maneira sustentável os recursos hídricos e naturais. “A nossa expectativa é que o plano promova a gestão integrada e participativa dos recursos hídricos, superficiais e subterrâneos, envolvendo todos os interessados. Ele deve estabelecer metas claras e realistas para que se tenha água em quantidade e qualidade de forma sustentável a longo prazo dentro das expectativas esperadas pela sociedade residente das bacias.”

Após o término das oficinas participativas e conclusão do diagnóstico do plano, a próxima etapa será a da Cenarização, onde o CBHRNI avaliará vários cenários, levando em consideração as mudanças climáticas, os futuros consumos nas bacias e em qual região eles vão se dar. “Essa escolha de cenário vai fazer, quando aprovado o plano, parte das regras de gestão dos recursos hídricos, das bacias do Recôncavo Norte e Inhambupe”, conclui Sérgio. A finalização do plano está prevista para o primeiro semestre de 2025.

Flu visita Cruzeiro no Mineirão buscando vitória para amenizar pressão

Vivendo o seu pior momento até aqui na atual temporada, o Fluminense vai até Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro pela 10ª rodada do...

Marrone perdeu parte da visão por causa do glaucoma, diz médico

O cantor sertanejo Marrone, da dupla com Bruno, perdeu parte da visão periférica por conta do glaucoma. A informação foi divulgada pelos oftalmologistas Francisco...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Flu visita Cruzeiro no Mineirão buscando vitória para amenizar pressão

Vivendo o seu pior momento até aqui na atual temporada, o Fluminense vai até Belo Horizonte para enfrentar o...
Fundação Jose Silveira

Flu visita Cruzeiro no Mineirão buscando vitória para amenizar pressão

Vivendo o seu pior momento até aqui na atual temporada, o Fluminense vai até Belo Horizonte para enfrentar o...

Marrone perdeu parte da visão por causa do glaucoma, diz médico

O cantor sertanejo Marrone, da dupla com Bruno, perdeu parte da visão periférica por conta do glaucoma. A informação...

Lula diz que bebês que nascem de estupro são como “monstros”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que bebês que nascem de um ato de estupro são...

Não havia motivo para greve nas universidades, diz ministro

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta segunda-feira (17) que o governo tem dialogado com todas as categorias...