Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Roteiro de feiras leva agricultura familiar da Bahia a São Paulo neste mês de junho

Junho chegou trazendo uma agenda recheada de eventos que destacam a força e a diversidade da agricultura familiar baiana. Em um roteiro que vai da Bahia a São Paulo, produtos e práticas sustentáveis dos agricultores e agricultoras familiares estão em evidência, mostrando ao Brasil e ao mundo o valor desse segmento essencial para a segurança alimentar e a economia rural.

O roteiro começa na 53ª Exposição Nacional Agropecuária de Vitória da Conquista, a ExpoConquista, que começou nesta quarta-feira (5) e vai até domingo (9), no Parque de Exposições em Vitória da Conquista. Com 24 estandes, a feira exibe a robustez da agricultura familiar do Sudoeste Baiano, apresentando produtos diferenciados como cafés, polpas de frutas, ovos caipiras, rapaduras, farinhas, biscoitos e artesanatos.

Uma praça gastronômica e espaços dedicados a bebidas como cafés, cachaças e cervejas de umbu, caju, licuri e mandioca também enriquecem a experiência dos visitantes. A estrutura conta, ainda, com uma loja conceito do Empório da Agricultura Familiar, que funciona no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador.

Na sexta-feira (7), tem início a Expo Portal 2024, em Feira de Santana, que contará com a vibrante presença da agricultura familiar. O evento segue até o domingo (9), no Parque de Exposição João Martins da Silva, com uma Vila da Agricultura Familiar, que irá comercializar mais de 150 produtos de 27 territórios da Bahia, celebrando os sabores e a riqueza cultural da região.

Bahia Farm Show 2024: Sabor, Diversidade e Sustentabilidade

A Bahia Farm Show 2024, que acontecerá de 10 a 15 de junho, no município de Luís Eduardo Magalhães, será palco da presença robusta da Agricultura Familiar da Bahia. O evento, conhecido por ser uma das maiores feiras agrícolas do país, contará com um estande especial dedicado à agricultura familiar do estado, com o tema “Sabor, Diversidade e Sustentabilidade”.

O estande da Agricultura Familiar da Bahia, com uma área total de 750m², abrigará 33 boxes repletos de produtos típicos da região. Entre os destaques, os visitantes encontrarão, Chocolates da Bahia, Queijos da Bahia, Picolés e Sorvetes do Cerrado, Mel da Bahia, Doces e Cocadas, Carnes e Embutidos, Artesanato e Economia Solidária.

Além disso, o evento contará com o Empório da Agricultura Familiar, oferecendo uma gama diversificada de produtos de toda a Bahia. As delícias da agricultura familiar da região poderão ser encontradas nos estandes dos territórios Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Corrente e Velho Chico.

Este ano, o evento traz uma novidade especial: o Restaurante Empório da Agricultura Familiar, onde os visitantes poderão degustar pratos preparados com os produtos da agricultura familiar baiana.

A Diversidade da Bahia em São Paulo

A agricultura familiar da Bahia participa pela 5ª vez da Naturaltech, a maior feira de negócios em produtos naturais da América Latina, que acontece de 12 a 14 de junho. Com 17 cooperativas baianas, o estande da Agricultura Familiar da Bahia, com 48 metros quadrados, vai exibir a diversidade e a qualidade dos alimentos produzidos no estado, incluindo derivados de licuri, mandioca, umbu, caju, milho, cacau, mel e café. A feira é uma vitrine para novos negócios, permitindo que as cooperativas baianas alcancem novos mercados e consumidores.

Bio Brazil Fair

Este ano, na Bio Brazil Fair | Biofach América Latina estreia o estande: Orgânicos da Bahia, com participação de 12 empreendimentos da agricultura familiar baiana. De 12 a 15 de junho, o evento destaca alimentos, bebidas, moda, cosméticos e serviços orgânicos reconhecidos e certificados. A feira oferece uma plataforma essencial para negócios, atualização e networking no segmento orgânico.

Junho está repleto de oportunidades para conhecer e apreciar a diversidade e a qualidade dos produtos da agricultura familiar baiana, reforçando a importância desse setor para o desenvolvimento sustentável e a economia regional. As feiras são iniciativas do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), visando promover a diversidade, sustentabilidade e qualidade dos produtos da agricultura familiar.

Covid-19: entenda como fica a vacinação por idade e grupo prioritário

Desde janeiro de 2024, a vacina contra a covid-19 integra o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A recomendação do Ministério da Saúde é que...

Flu visita Cruzeiro no Mineirão buscando vitória para amenizar pressão

Vivendo o seu pior momento até aqui na atual temporada, o Fluminense vai até Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro pela 10ª rodada do...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Covid-19: entenda como fica a vacinação por idade e grupo prioritário

Desde janeiro de 2024, a vacina contra a covid-19 integra o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A recomendação do...
Fundação Jose Silveira

Covid-19: entenda como fica a vacinação por idade e grupo prioritário

Desde janeiro de 2024, a vacina contra a covid-19 integra o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A recomendação do...

Flu visita Cruzeiro no Mineirão buscando vitória para amenizar pressão

Vivendo o seu pior momento até aqui na atual temporada, o Fluminense vai até Belo Horizonte para enfrentar o...

Marrone perdeu parte da visão por causa do glaucoma, diz médico

O cantor sertanejo Marrone, da dupla com Bruno, perdeu parte da visão periférica por conta do glaucoma. A informação...

Lula diz que bebês que nascem de estupro são como “monstros”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que bebês que nascem de um ato de estupro são...