Brasil será o 1º país no mundo a testar ‘modo ladrão’ em celulares Android

Em um anúncio inovador feito durante o Google For Brasil 2024, o Google revelou que o Brasil será o primeiro país a testar o novo “modo ladrão” em celulares Android. O recurso, desenvolvido para combater roubos, bloqueia automaticamente a tela do celular ao detectar que ele foi arrancado abruptamente das mãos do usuário.

A novidade, inicialmente apresentada no Google I/O 2024, começará a ser testada em julho e estará disponível para dispositivos rodando Android 10 ou superior. Este lançamento pioneiro no Brasil destaca a prioridade do mercado brasileiro para a gigante da tecnologia.

Tecnologia Avançada para Combate a Roubos
Utilizando inteligência artificial e o acelerômetro do celular, que mede vibração e aceleração, o novo recurso é capaz de identificar ações de roubo. Quando um movimento abrupto é detectado, como o celular sendo puxado da mão da vítima, o dispositivo bloqueia automaticamente a tela, exibindo a mensagem: “Possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados”. O celular só pode ser desbloqueado novamente com a senha do usuário.

Contexto Brasileiro Inspirou a Criação
Em setembro de 2023, lideranças do Android, incluindo Sameer Samat, presidente do ecossistema Android, vieram ao Brasil para estudar de perto as modalidades de roubo de celulares. A visita resultou na criação do “modo ladrão”, com especial atenção à “gangue da bicicleta”, que atua no centro de São Paulo roubando celulares de pedestres e fugindo de bicicleta.

“A gente vem conversando recorrentemente com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Esperamos que o lançamento apresentado hoje possa contribuir para manter as pessoas mais seguras”, afirmou Maia Mau, diretora de marketing do Google Brasil.

Bloqueio Offline e Bloqueio Remoto
Além do “modo ladrão”, o Google também anunciou o “Bloqueio de dispositivo offline”. Este recurso bloqueia automaticamente a tela do smartphone caso ele fique muito tempo sem acesso à internet, prevenindo que criminosos desconectem o aparelho para evitar rastreamento.

Outra inovação é o “Bloqueio remoto” sem a necessidade de login. O usuário poderá bloquear a tela do seu celular a partir de outro dispositivo, como um notebook, ao digitar o número do celular em uma página dedicada. Para evitar abusos, como bloqueios em massa por bots, o usuário precisará concluir um desafio de segurança antes de efetuar o bloqueio.

“A medida visa dar mais tempo para que o usuário recupere os detalhes da sua conta e acesse opções mais robustas no Encontre Meu Dispositivo – como a localização do aparelho ou a exclusão de todo seu conteúdo”, explicou o Google.

Compromisso com a Segurança
Bruno Diniz, engenheiro de software do Google, enfatizou a importância do Brasil no desenvolvimento dessas tecnologias. “O Brasil é uma prioridade altíssima para a liderança do Android. Foi importante ter esse contexto aqui no nosso país para eles anunciarem esses recursos hoje”, disse.

Com estas medidas, o Google espera não apenas aumentar a segurança dos usuários, mas também contribuir para a redução dos índices de roubo de celulares no Brasil. As novidades demonstram o compromisso da empresa com a inovação e a proteção dos dados dos usuários.

Apagamento cultural transforma Missa do Vaqueiro em festival de música sertaneja

“Numa tarde bem tristonha Gado muge sem parar Lamentando seu vaqueiro Que não vem mais aboiar” (A morte do Vaqueiro, de Luiz Gonzaga e Nelson Barbalho) A Escola Borges dos...

Oito atacadistas autuados por descumprimento de Lei das sacolas plásticas

Em dois dias de operação, para verificar o cumprimento da Lei municipal Nº 9.699/2023, o Procon-Ba autuou oito dos 15 estabelecimentos fiscalizados. A legislação,...

Apagamento cultural transforma Missa do Vaqueiro em festival de música sertaneja

“Numa tarde bem tristonha Gado muge sem parar Lamentando seu vaqueiro Que não vem mais aboiar” (A morte do Vaqueiro, de Luiz Gonzaga e...
Fundação Jose Silveira

Apagamento cultural transforma Missa do Vaqueiro em festival de música sertaneja

“Numa tarde bem tristonha Gado muge sem parar Lamentando seu vaqueiro Que não vem mais aboiar” (A morte do Vaqueiro, de Luiz Gonzaga e...

Oito atacadistas autuados por descumprimento de Lei das sacolas plásticas

Em dois dias de operação, para verificar o cumprimento da Lei municipal Nº 9.699/2023, o Procon-Ba autuou oito dos...

Após arrombar e furtar estabelecimento comercial em Euclides da Cunha, trio é preso na BR 324 com objetos do crime

Uma ação exitosa de policiais rodoviários federais do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) de Simões Filho, resultou na prisão...

TRIPLO HOMICÍDIO: corpos abandonados em via de Candeias

Três corpos foram encontrados na noite desta quinta-feira (25/07), na BA-522, em Candeias, região metropolitana de Salvador. A ocorrência...