Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Prefeitura de Morro do Chapéu entrega 200 títulos de propriedade em ação inédita de regularização fundiária

A Prefeitura de Morro do Chapéu iniciou nesta segunda-feira (10) a entrega de 200 títulos de propriedade por meio do programa Morar Legal, iniciativa inédita na história do município que tem o objetivo de beneficiar famílias de baixa renda na regularização urbana (Reurb) de imóveis. A medida visa garantir segurança jurídica e dignidade às pessoas.

A regularização dos imóveis será feita por bairros, de acordo com cronograma que será divulgado pela Prefeitura. A entrega do título de propriedade será feita de forma gratuita para a população de baixa renda, que não teria condições de pagar para custear o processo de regularização. Ontem foram entregues os documentos do 1º passo, que iniciou pelo bairro da Caixa D’água.

Com o programa Morar Legal, as pessoas terão diversas vantagens. A primeira é que a escritura dá direito às famílias sobre os imóveis, inclusive no aspecto de compra e venda. Além disso, com a regularização, os proprietários poderão construir, ampliar ou reformar seus imóveis legalmente, já que para ter esta autorização a documentação precisa estar em dias.

Com o terreno regularizado, é possível conseguir empréstimos específicos para compra de imóveis. Além disso, o imóvel regularizado pode ser utilizado como garantia para conseguir operações de crédito.

“Esta iniciativa é um compromisso da nossa gestão em garantir segurança jurídica e promover a cidadania para aqueles que mais precisam. A regularização fundiária vai proporcionar às famílias o direito de propriedade de seus lares, assegurando a estabilidade e a paz de espírito que só a posse legal pode trazer. Estamos falando de dignidade, de reconhecer e valorizar o esforço de cada cidadão que construiu sua vida e sua história em nossa cidade”, afirmou a prefeita Juliana Araújo.

Ela ressaltou que o programa Morar Legal promove inclusão social e acesso a melhores condições de vida. “As famílias beneficiadas poderão, a partir de agora, investir em melhorias em suas propriedades, sabendo que são, de fato, donas de suas casas. Isso representa um avanço significativo na qualidade de vida e no desenvolvimento humano de nossa população”, salientou.

MEC aceita revogar portaria se professores de federais acabarem greve

O Ministério da Educação se comprometeu a revogar a Portaria 983, de novembro de 2020, desde que os professores das universidades e institutos federais...

Sesab garante atendimentos em saúde nos festejos juninos

As mais de 1,5 milhão de pessoas que aproveitarão as festas juninas na capital e no interior do estado já começaram a curtir o...
Prefeitura Porto Seguro

MEC aceita revogar portaria se professores de federais acabarem greve

O Ministério da Educação se comprometeu a revogar a Portaria 983, de novembro de 2020, desde que os professores...
Fundação Jose Silveira

MEC aceita revogar portaria se professores de federais acabarem greve

O Ministério da Educação se comprometeu a revogar a Portaria 983, de novembro de 2020, desde que os professores...

Sesab garante atendimentos em saúde nos festejos juninos

As mais de 1,5 milhão de pessoas que aproveitarão as festas juninas na capital e no interior do estado...

“LIBERA O TOIN”: confusão entre vereador e prefeito faz festa ser cancelada e liberada várias vezes em Mutuípe

O que era para ser apenas uma festa de forró na cidade de Mutuípe acabou virando uma disputa entre...

BARREIRAS: Internautas denunciam suposto pagamento para lotar evento de Tito do PT

Leitores do Informe Baiano encaminharam à redação denúncia de suposto pagamento de mobilização para algumas pessoas participarem do evento...