Em sua segunda edição, na última segunda-feira (10/06), o IB Futebol Clube debateu diversos temas, a exemplo do racismo.
Ex-craque da seleção brasileira e atual capitão do Nice da França, o baiano Dante participou do podcast e comemorou a decisão da Justiça espanhola, que condenou três torcedores do Valencia a oito meses de prisão, cada um, por proferir insultos racistas ao jogador brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid.
Nascido e criado na comunidade do ‘Binóculo’, no bairro da Federação, em Salvador, o zagueiro faz questão de ostentar nas partidas de futebol seu cabelo black power (poder negro em tradução livre). Com isso, é também uma referência no combate ao racismo por ter assumido sua identidade.
Dante lembrou durante o bate-papo com Ramon Margiolle, Fábio Miranda e Sérgio Regis a face cruel do racismo estrutural. “A gente tem que combater da raiz”, pontuou.
Lembrou que, na maioria das vezes, as funções mais importantes das empresas são ocupadas por pessoas brancas. “Os seguranças são ‘tudo negão’”, exemplificou.