Prefeitura alcança mais de 300 casas reformadas pelo Morar Melhor no Arenoso

O Arenoso, bairro situado entre o Cabula VI e o Tancredo Neves, recebeu mais uma vez o Morar Melhor, na noite desta quarta-feira (12), com a entrega de 101 casas reformadas pela Prefeitura de Salvador. A entrega contou com a presença do prefeito Bruno Reis e de demais autoridades locais. Esta foi a segunda vez que o programa contemplou o bairro, alcançando um total de 301 lares beneficiados com as melhorias habitacionais.

Para Nádia Souza, de 39 anos, nascida e criada no bairro, o programa trouxe uma grande mudança de vida. “É um programa nota 10, que realiza o sonho das pessoas que mais precisam. O que eu mais gostei foi da frente da casa. E sou muito grata por ter a minha casa reformada. É outra coisa. Eu tinha vontade de mudar muita coisa aqui, mas não tinha condições. Agora eu estou muito mais feliz, em um ambiente aconchegante, onde eu posso receber as pessoas e viver melhor. Eu achei que ia só trocar o telhado, mas veio essa bênção, essa vitória”, contou.

Foto: Betto Jr./ Secom

Nádia é doméstica e compartilha a moradia com suas três filhas e uma netinha. A filha mais velha, Eliana de Souza, de 22 anos, elogiou a reforma. “Para o que era, a situação era bem precária, principalmente a frente, como pode ser visto na foto que foi tirada antes da reforma. A escada de acesso era torta e havia várias coisas amontoadas. Agora parece outra casa. É um programa que tem mudado as moradias de várias pessoas”, opinou.

Em consonância com Nádia e Eliana, o prefeito Bruno Reis destacou a capacidade que o programa tem de transformar vidas. “É um programa que mais as pessoas na nossa Salvador me pedem e do qual onde eu ando no Brasil as pessoas querem obter mais informação. Hoje foi um dia de muitas entregas, mas eu fiz questão de vir agora à noite aqui no Arenoso para essa entrega de mais uma etapa do Morar Melhor nesse que é um bairro carente, onde as pessoas precisam de atenção”, contou.

“O Morar Melhor chegou mudando de verdade a vida de Dona Nádia, como ela mesma disse. Ela está desempregada. Desde a pandemia, não conseguiu voltar ao mercado de trabalho, vive hoje do Bolsa Família, e o dinheiro mal dá para sustentar as filhas, a netinha e o neto dela. Então, esse programa chegou em uma grande hora, porque mudou completamente a sua casa, trazendo mais conforto e dignidade”, complementou.

Bruno Reis informou que a urbanização do canal que corta o bairro, conhecido pelos moradores de Sovaco das Cobras, passará por urbanização e cobertura. A Prefeitura já fez o orçamento inicial da intervenção e autorizou a elaboração do projeto executivo. “É um compromisso nosso e a Prefeitura fará, como já fiz vários outros em diversas comunidades, aqui perto, inclusive. Faremos a urbanização do canal, tirando o esgoto das portas das casas das pessoas e acabando com os alagamentos. Com isso, trazendo mais qualidade de vida para todos que moram aqui”, afirmou.

Além disso, o gestor lembrou das intervenções que já foram feitas no bairro, a exemplo da implantação de iluminação em LED, recapeamento das vias, construção de escadarias, de um campo, praças e do Centro Municipal de Educação Infantil Vovô Zezinho, que está em andamento.

Critérios – O Morar Melhor segue critérios como precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE; áreas com maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefes de família, entre outros requisitos. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Executado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o programa realiza serviços que vão desde reboco e pintura, à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. Desde 2015, o Morar Melhor já reformou cerca de 52 mil imóveis em mais de 300 comunidades da capital baiana.

Este ano, já foram beneficiados imóveis em Nova Constituinte, Ilha Amarela, Lobato, São Gonçalo do Retiro, Pirajá, Mirantes de Periperi, Calafate (Fazenda Grande do Retiro), Parque Tercal (Campinas de Pirajá), Buraco da Gia (Brotas), Santa Mônica e Narandiba. A expectativa é alcançar 56 mil casas reformadas pelo programa ainda este ano.

Drake tem mansão inundada em meio a chuvas recordes no Canadá

Drake teve sua mansão inundada por fortes chuvas. O rapper mostrou a situação da sua residência nessa terça-feira (16/07), por meio de vídeo publicado...

COLIDIU COM PLACA: Idoso morre em acidente de motocicleta no sul da Bahia

Um homem, identificado como Walter dos Santos Mamede, de 61 anos, morreu em um acidente de moto na BA-270, km 38, entre Santa Luzia...

Drake tem mansão inundada em meio a chuvas recordes no Canadá

Drake teve sua mansão inundada por fortes chuvas. O rapper mostrou a situação da sua residência nessa terça-feira (16/07),...
Fundação Jose Silveira

Drake tem mansão inundada em meio a chuvas recordes no Canadá

Drake teve sua mansão inundada por fortes chuvas. O rapper mostrou a situação da sua residência nessa terça-feira (16/07),...

COLIDIU COM PLACA: Idoso morre em acidente de motocicleta no sul da Bahia

Um homem, identificado como Walter dos Santos Mamede, de 61 anos, morreu em um acidente de moto na BA-270,...

Espaço que servia para descarte irregular de lixo é transformado em nova praça no bairro de Pirajá

Um terreno que servia para o descarte irregular de lixo foi transformado na Praça Maria José Batista José. Localizado...

Missa campal, shows e procissões estarão entre as homenagens da festa dedicada a Santa Dulce dos Pobres

A Festa em honra a Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira, promete reunir em Salvador, de 1º...