SPM promove prevenção às violências e serviços de empreendedorismo no São João de Salvador

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) promoverá uma série de ações durante os festejos juninos que serão realizadas no Parque de Exposições, a partir desta quinta-feira (13), em Salvador. As atividades incluem campanhas de sensibilização contra o abuso e a importunação sexual; a instalação da unidade móvel e da Sala Elas à Frente para atendimento às mulheres; o Projeto Cuidar de Quem Cuida direcionado às trabalhadoras que atuarão na festa e a realização da Feira Elas à Frente, para estímulo ao empreendedorismo feminino.

A secretária das Mulheres da Bahia, Elisângela Araújo, falou que as equipes da SPM estarão em 28 municípios durante os festejos juninos. “A atuação da SPM ocorre com muito critério e em parceria com vários órgãos estaduais, como as Secretarias de Turismo (Setur-BA) e da Segurança Pública (SSP), e com os municípios. Nosso papel é fortalecer a autonomia financeira das mulheres empreendedoras e prevenir as violências de gênero durante as festas na capital e no interior, para que as mulheres possam aproveitar os festejos da melhor maneira possível e com o respeito que merecem”, destacou.

A campanha de sensibilização, que faz parte do programa Oxe, me respeite!, da SPM, envolverá a distribuição de material educativo como ventarolas, adesivos e tatuagens, explicando as formas de assédio e de importunação sexual, reforçando que “Não é não”. O material também viabiliza o Dique 180, para denúncias. A Unidade Móvel da SPM ficará estacionada no Parque de Exposições para atender e encaminhar as mulheres, dentro de um fluxo de acolhimento multidisciplinar com serviço jurídico, de saúde e psicossocial. De 21 a 24, este atendimento será realizado em uma Sala Elas à Frente, que será instalada no local.

Em estandes montados no Parque, na chamada Feira Elas à Frente, também no período de 21 a 24 de junho, mulheres monoparentais e chefas de família, que são atendidas por editais da SPM, irão prestar serviços como maquiagem e penteados com tranças, além de comercializar acessórios juninos. O objetivo é contribuir para a geração de renda das empreendedoras. Além de Salvador, a Feira também acontecerá em Senhor do Bonfim, durante o São João, e em Juazeiro, nas festas de São Pedro.

Cuidar de que cuida

Ainda no Parque de Exposições de Salvador, de 21 a 24 de junho, serão realizadas ações do projeto Cuidar de Quem Cuida, da SPM, dirigido a mulheres trabalhadoras, em especial as catadoras de material reciclável. Uma equipe multidisciplinar disponibilizará serviços, como acolhimento psicológico e práticas integrativas, a exemplo de massagem e reflexologia, para promover o bem-estar das trabalhadoras.

Além de Salvador, a SPM também desenvolverá ações durante os festejos juninos em Irecê, Jequié, Capela do Alto Alegre, Lauro de Freitas, Ibicuí, Santo Antônio de Jesus, Andaraí, Juazeiro, Itabuna, Senhor do Bonfim, Souto Soares, Mulungu do Morro, Feira de Santana, Mucugê, Lamarão, Mutuípe, Mangabeira, Iramaia, Valente, Retirolândia Cachoeira, Muritiba e Conceição do Coité.

Neojiba: Programa do Governo do Estado transforma a vida de crianças e adolescentes por meio da música

Saíde tem 17 anos e mora no Bairro da Paz, em Salvador. Ele passou a fazer parte do coro do Neojiba quando tinha sete...

TÁ DIFÍCIL! Vitória consegue jogar pior que o Grêmio e perde

Em um jogo marcado pelo péssimo futebol, o Grêmio conseguiu ganhar do Vitória, neste domingo, no estádio Centenário, em Caxias do Sul, no estado...

Neojiba: Programa do Governo do Estado transforma a vida de crianças e adolescentes por meio da música

Saíde tem 17 anos e mora no Bairro da Paz, em Salvador. Ele passou a fazer parte do coro...
Fundação Jose Silveira

Neojiba: Programa do Governo do Estado transforma a vida de crianças e adolescentes por meio da música

Saíde tem 17 anos e mora no Bairro da Paz, em Salvador. Ele passou a fazer parte do coro...

TÁ DIFÍCIL! Vitória consegue jogar pior que o Grêmio e perde

Em um jogo marcado pelo péssimo futebol, o Grêmio conseguiu ganhar do Vitória, neste domingo, no estádio Centenário, em...

Silvio Santos recebe alta médica; saiba o que aconteceu

O apresentador e empresário Silvio Santos, 93 anos, recebi alta médica no sábado (20/07). Ele estava internado com Influenza...

MAB reabre com exposição do Movimento Armorial, na próxima terça-feira (23)

No dia em que completa 106 anos, o Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória,...