Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Candeias
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Canjica, munguzá, pé-de-moleque: conheça a origem das comidas juninas

Canjica, munguzá, pé-de-moleque e pamonha. As comidas típicas são uma das principais atrações dos festejos juninos. Você sabe como surgiram esses quitutes?

A diversidade de pratos e suas várias maneiras de preparo carregam consigo um pouco da história do Brasil, da miscigenação das culturas indígena, africana e europeia.

Alguns dos principais ingredientes das receitas são o milho, o amendoim, o arroz, a abóbora e a mandioca.

O historiador Rafael Gonçalves explica que esses alimentos não foram escolhidos à toa.

“A festa junina tem essa origem europeia e foi transplantada para o Brasil pelos portugueses ainda durante o período colonial, mas tem aqui uma grande aderência, principalmente no caso do milho, né? Interessante a gente pensar que a safra dele, a colheita, principalmente no Nordeste, que era o centro do Brasil colonial, e por isso vai ter uma influência muito grande dessa cultura portuguesa, dessa cultura europeia, ele era colhido justamente em junho, o tempo de São João”, disse em entrevista à Rádio Nacional.

A tradição das comidas de milho, além da culinária colonial, também tem ligação com os povos originários da América, que ajudaram não só a popularizar o cultivo, mas também as formas de beneficiamento. O Brasil é hoje um dos maiores produtores de milho do mundo.

A abundância do grão se reflete na variedade de receitas durante os festejos de junho. Receitas essas que, ao longo dos séculos, e dependendo da região do Brasil, foram ganhando novos ingredientes, outros nomes e diferentes maneiras de serem produzidas.

Regina Tchelly, empreendedora social e fundadora do projeto Favela Orgânica, no Morro da Babilônia e Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro, conta que a variedade de pratos produzidos nos arraiás reflete a acolhida de pessoas vindas de várias partes do Brasil. Segundo ela, há uma união da tradição e inovação na cozinha que celebra os santos juninos.

“O Brasil inteiro tá aqui, né? Mineiro, tem bastante comida mineira. Tem muito baião de dois, que é do Nordeste. No mês junino aqui, tem muito cuscuz doce, que é uma tradição aqui do Rio de Janeiro, que eu não conhecia. Tem muito bolo de milho. Estou também percebendo que cada vez mais, com o alimento mais caro, as pessoas estão aprendendo a aproveitar melhor os alimentos”, relata.

Homicídio em Camaçari: Homem é morto a tiros em via pública no Bairro dos 46

Um homem ainda não identificado foi encontrado morto na Rua Corpo Santo, no Bairro dos 46, em Camaçari, na madrugada desta sexta-feira (18/04). A...

EM PERSEGUIÇÃO: Batida entre viatura e carro de passeio mata três agentes da PRF

Três agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) morreram na madrugada desta sexta-feira (18) após a viatura em que estavam colidir com um carro de...
Fundação Jose Silveira

Homicídio em Camaçari: Homem é morto a tiros em via pública no Bairro dos 46

Um homem ainda não identificado foi encontrado morto na Rua Corpo Santo, no Bairro dos 46, em Camaçari, na...
Pefeitura Municipal de Salvador

Homicídio em Camaçari: Homem é morto a tiros em via pública no Bairro dos 46

Um homem ainda não identificado foi encontrado morto na Rua Corpo Santo, no Bairro dos 46, em Camaçari, na...

EM PERSEGUIÇÃO: Batida entre viatura e carro de passeio mata três agentes da PRF

Três agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) morreram na madrugada desta sexta-feira (18) após a viatura em que estavam...

Governo corta acúmulo de benefícios de militares e vai economizar R$ 3 bilhões por ano

Militares não poderão mais acumular dois adicionais; decisão deve gerar economia de R$ 3 bilhões por ano O Conselho da...

BOIANDO NO MAR: Corpo é encontrado boiando na Prainha do Lobato

Um corpo foi encontrado boiando nas águas da Prainha do Lobato, no Subúrbio de Salvador, na manhã desta sexta-feira...