Segurança é reforçada para festejos juninos do Parque de Exposições, em Salvador

O esquema de segurança montado para o São João da Bahia 2024, garante a alegria de quem vai para a festa, realizada com apoio do Governo do Estado. O público vai poder curtir o clima junino com muito conforto e tranquilidade, graças ao emprego de 500 policiais militares por dia. Os agentes, de diversas unidades da Corporação, integram os serviços de inteligência, policiamento montado e motorizado, patrulhas a pé e videomonitoramento.

Já na parte externa do Parque de Exposições, estão instaladas Bases Móveis de Segurança na Estação Mussurunga e na Avenida Dorival Caymmi, além de policiamento com viaturas de duas e quatro rodas ao longo de toda Avenida Luís Viana Filho – Paralela. Nessa sexta-feira (14), segundo dia de festa, o evento contou com as apresentações de artistas como Solange Almeida, Nadson O Ferinha e É O Tchan.

Quem aprovou a segurança do local, foi o servidor público Paulo Vinícius, que saiu do bairro de Pau da Lima, para ver o show de Nadson O Ferinha. “É importante para a gente se sentir seguro aqui na festa, porque qualquer pessoa pode querer entrar com uma faca ou outra arma, por exemplo. E saber que a revista está sendo feito ali tem uma grande importância, porque a gente se sente mais tranquilo aqui e curte à vontade”, ressaltou Paulo Vinícius.

O esquema de segurança é reforçado com a presença das 30 câmeras de reconhecimento facial, que também registram a contagem do público, técnica que foi utilizada no carnaval desse ano, além da utilização de rádios LTE. O superintende da Stelecom da SSP, major Moisés Travessa, destaca que o trabalho de videomonitoramento vai funcionar durante os festejos juninos com os mesmos objetivos. “Iremos continuar com o mesmo processo que é feito durante todo ano. Onde tiraremos de circulação pessoas com pendência na justiça”, explicou o major.

Esquema de Segurança
Mais de 22 mil policiais militares e civis fazem a segurança durante os festejos de São João na capital baiana, Região Metropolitana de Salvador e no interior do estado. Também fazem parte do esquema peritos e bombeiros militares.

Para atender o período junino, a SSP investiu R$ 26 milhões com o efetivo e aquisição de equipamento. Só na capital, a população conta com mais de 7,5 mil servidores, sendo cerca de 5,9 mil PMs, 1.150 bombeiros militares, 291 policiais civis, 95 agentes da Polícia Técnica e 84, da SSP.

Para acessar o Parque de Exposições, o público também conta com os Portais de Abordagem, onde estão instaladas câmeras fixas, que transmitem em tempo real as imagens para o monitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A tecnologia otimiza o deslocamento de policiais até os locais necessários, em um pronto-atendimento às ocorrências.

De acordo com o coronel Ricardo Passos do Comando de Policiamento Regional da Capital – Atlântico, o equipamento impede a entrada de pessoas que estejam portando objetos considerados ilícitos, como armas brancas, armam de fogo e drogas, na festa. “Todas as pessoas que vão adentrar o parque são revistadas, para impedir a entrada de qualquer peça que possa vir a ser usada contra a integridade física das pessoas. Também nesses portais de abordagem, nós temos câmeras de identificação facial, que barra qualquer pessoa que tenha débitos com a justiça”, ressalta coronel Ricardo Passos”.

Ele ainda destaca que os portais também são usados como estratégia na saída da festa, quando são feitas abordagens para capturas de objetos furtados ou celulares roubados. “Na saída também os policiais sempre observam o comportamento das pessoas que estão saindo, qualquer comportamento que chame atenção ou qualquer comportamento suspeito é averiguado pelos policiais por meio de abordagens”, explicou o comandante de Policiamento Regional da Capital – Atlântico.

Balanço
Cerca de 24 mil pessoas passaram pelos Portais de Abordagem do Parque de Exposições de Salvador, na primeira noite do São João da Bahia 2024. O número foi registrado pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Nenhum crime grave contra a vida, nem ocorrências de roubo ou agressão foi comunicado pelas equipes da Polícia Civil. Quatro furtos foram computados, na abertura da festa.

Estudantes da rede estadual do Vale do Jiquiriçá participam da etapa territorial dos Jogos Escolares da Bahia

A etapa territorial dos Jogos Escolares do Vale do Jiquiriçá acontece em Maracás, nesta quarta (24) e quinta-feira (25), quando 263 estudantes da rede...

Serrinha: Pré-candidato da oposição, Ferreirinha anuncia vice e convenção com Otto e Coronel no dia 1º de agosto

O médico e pré-candidato a prefeito de Serrinha Claudionor Ferreira (PSD), popularmente conhecido como Ferreirinha, confirmou o nome do empresário Berg da Aragom (PMB)...

Estudantes da rede estadual do Vale do Jiquiriçá participam da etapa territorial dos Jogos Escolares da Bahia

A etapa territorial dos Jogos Escolares do Vale do Jiquiriçá acontece em Maracás, nesta quarta (24) e quinta-feira (25),...
Fundação Jose Silveira

Estudantes da rede estadual do Vale do Jiquiriçá participam da etapa territorial dos Jogos Escolares da Bahia

A etapa territorial dos Jogos Escolares do Vale do Jiquiriçá acontece em Maracás, nesta quarta (24) e quinta-feira (25),...

Serrinha: Pré-candidato da oposição, Ferreirinha anuncia vice e convenção com Otto e Coronel no dia 1º de agosto

O médico e pré-candidato a prefeito de Serrinha Claudionor Ferreira (PSD), popularmente conhecido como Ferreirinha, confirmou o nome do...

PRF recupera motocicleta adulterada transportada em bagageiro de ônibus em Vitória da Conquista

Na manhã de hoje (23), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou uma motocicleta roubada durante uma fiscalização de um...

JOIA DA BASE: Bahia renova com atacante de 16 anos com multa de R$1,2 bilhão

Na terça-feira (23/07), dia do aniversário do atacante Ruan Pablo, o Bahia acertou a renovação de contrato com o...