Unidade de testagem rápida para IST’s tem 1.788 exames realizados em três dias no Parque

A saúde sexual é uma das áreas de atenção do Governo do Estado no São João da Bahia 2024. A unidade de testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) instalada no Parque de Exposições já realizou 1.788 testes desde a última quinta-feira (13), quando começou a programação junina.

Agente de trânsito em Ilhéus, Isac Vinhas foi uma das pessoas atendidas no posto neste sábado (15) e aproveitou a oportunidade para testar com a esposa e o filho adolescente. “Eu fui abordado pelo pessoal da saúde e achei interessante, já que meu filho está iniciando a vida sexual. Para incentivar ele, eu achei importante que a gente fizesse também”, frisou Isac.

Segundo Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a maior testagem desde o primeiro dia de evento foi em pessoas com idade entre 13 e 29 anos, mas o atendimento é aberto a todos os grupos etários.

“Nós estamos preparados para atender um público diverso. Nesse momento a nossa maior testagem está no grupo etário de 13 a 29 anos, mas nós atendemos todas as faixas etárias com uma equipe multiprofissional de aconselhadores que, nesse momento, faz toda a diferença”, explicou Eleuzina

Dando exemplo aos mais velhos, a costureira de 73 anos Lourdes da Silva foi realizar o teste para garantir seu cuidado anual com as IST’s. “Eu faço todo ano, todo ano. E é rápido. É coisa de cinco minutos. Todo ano eu faço todos os exames. Eu cuido muito bem da minha saúde e espero que todo mundo venha também!”, incentivou a costureira.

O teste rápido inclui a detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A unidade do Parque de Exposições atendeu, para realização dos quatro testes, 447 pessoas desde o dia 13 de junho. O balanço calcula até o momento 1.788 testes realizados. Somente no Parque, a Sesab estima chegar a 6 mil atendimentos até dia 2 de julho.

A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, explicou que as pessoas com resultados reagentes saem do serviço com o encaminhamento para uma unidade especializada, onde vão realizar outros exames e acompanhamento médico. “Os testes reagentes já saem com indicação de consulta para infectologista, hepatologista. Inclusive, em caso de sífilis a gente já tem a penicilina. Então já faz a aplicação aqui”, acrescentou.

Entre as ações também acontece a distribuição de preservativos femininos e masculinos. O acesso é gratuito na própria unidade de testagem Sesab.

Mais saúde

A pasta investe mais de R$ 4,5 milhões em ações para a saúde no São João esse ano. Só para as testagens, foram montadas sete unidades de atendimento: além do posto do Parque de Exposições, em Salvador, outros seis estão instalados nas cidades de Amargosa, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Ibicuí e Cachoeira.

Para atenção às urgências, a Sesab tem no planejamento a instalação de um posto no Parque de Exposições, já em funcionamento. No Pelourinho e em Paripe, a partir dos dias 21 e 22, respectivamente, as unidades instaladas farão o primeiro atendimento de emergência nos casos de necessidade.

Mistura de ritmos

No palco do Parque de Exposições se apresentaram neste sábado (15) Pirilampo, Luiz Caldas, João Gomes e outros artistas.

Um dos nomes mais esperados da noite, João Gomes é uma das atrações aguardadas pelo jovem Gustavo Serrazul, de 18 anos. “É o melhor que tem! João Gomes, não tem jeito!! Só vim aqui para ver ele. A chuva atrapalhou um pouco, mas por João dá para molhar um pouco”, revelou Gustavo.

Confira a programação completa das unidades de testagem rápida do São João da Bahia 2024:

Salvador – Parque de Exposições – 13 a 15 de junho, de 21 a 24 de junho e de 28 de junho a 2 de julho, das 16h às 2h.

Amargosa – 19 a 24 de junho, das 16h às 2h.

Irecê – 19 a 24 de junho, das 16h às 2h.

Santo Antônio de Jesus – 19 a 24 de junho, das 16h às 2h.

Senhor do Bonfim – 19 a 23 de junho, das 16h às 2h.

Ibicuí – 20 a 24 de junho, das 16h às 2h.

Cachoeira – 21 a 25 de junho, das 16h às 2h.

Saúde nos Bairros oferece atendimentos no Uruguai a partir desta segunda (22)

O Saúde nos Bairros, programa realizado pela Prefeitura de Salvador, iniciou os atendimentos nesta segunda-feira (22) na localidade dos Alagados, no bairro do Uruguai....

AINDA GRAVARAM! Mulher trans foi encurralada por traficantes antes de homicídio

Uma mulher trans foi encurralada e morta, na tarde de domingo (21/07), no bairro de Boa Vista de São Caetano, em Salvador. O crime...

Saúde nos Bairros oferece atendimentos no Uruguai a partir desta segunda (22)

O Saúde nos Bairros, programa realizado pela Prefeitura de Salvador, iniciou os atendimentos nesta segunda-feira (22) na localidade dos...
Fundação Jose Silveira

Saúde nos Bairros oferece atendimentos no Uruguai a partir desta segunda (22)

O Saúde nos Bairros, programa realizado pela Prefeitura de Salvador, iniciou os atendimentos nesta segunda-feira (22) na localidade dos...

AINDA GRAVARAM! Mulher trans foi encurralada por traficantes antes de homicídio

Uma mulher trans foi encurralada e morta, na tarde de domingo (21/07), no bairro de Boa Vista de São...

Estudante baiano ganha medalha de ouro em torneio internacional de matemática

O estudante baiano Rafael Assis Melo, de 14 anos, conquistou a medalha de ouro em uma das categorias da...

MADRE DE DEUS: Conforme antecipado pelo IB, Jajai declara apoio para Dailton e PSB confirma candidatura

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) confirmou oficialmente a candidatura à reeleição do prefeito de Madre de Deus, Dailton Filho,...