Exemplo de imagem responsiva Gorverno do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Gorverno do Estado da Bahia

IngreSSAr inicia inscrições para 1 mil vagas em cursinhos para Enem e vestibular na segunda (17)

A Prefeitura de Salvador inicia, na próxima segunda-feira (17), às 9h, as inscrições para o programa IngreSSAr, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). São 1 mil vagas gratuitas em cursos preparatórios de Salvador para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (13) e as inscrições seguem até as 17h do próximo dia 28.

Podem participar do IngreSSAr jovens entre 16 e 29 anos de idade que estejam inscritos no Enem 2024; matriculados no 3º ano do ensino médio da Rede Pública de Ensino ou bolsistas integrais em escolas particulares no ensino médio; matriculados no EJA (Educação de Jovens e Adultos) equivalente ao 3º ano do ensino médio; egressos do 3º ano do ensino médio da Rede Pública de Ensino ou bolsistas integrais em escolas particulares no ensino médio; egressos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) equivalente ao 3° ano do ensino médio; estar cadastrado no Cadastro Único e ser integrante ou não de famílias beneficiárias no Programa Bolsa Família; ser residentes de Salvador ou estudantes da rede pública de ensino do município.

As inscrições devem ser realizadas em duas etapas: via internet e presencial. Pela internet, o candidato deve acessar o site do IngreSSAr (http://ingressar.salvador.ba.gov.br) e preencher o formulário de inscrições. A adesão presencial acontece por meio de entrega de documentação original e cópia autenticada, no período das 9h às 17h, na sede da SPMJ, localizada na Avenida Estados Unidos, 397, Condomínio Cidade do Salvador, 5º andar, no Comércio.

A inscrição só será validada após a entrega do original e cópia da solicitação de cadastramento, assinado pelos pais ou responsáveis, em caso de candidato menor de idade; RG e CPF; comprovante de residência; comprovante de conclusão do ensino médio, para os egressos do ensino médio; atestado de escolaridade, para os alunos que estejam cursando o 3° ano do ensino médio; ou declaração de que estudou como bolsista integral, ensino médio, na rede particular de ensino, para quem estudou em colégio particular.

Também é necessário apresentar comprovante de que é integrante de família beneficiária no Programa Bolsa Família, para o candidato que for integrante, disponível em portal on-line (https://cadunico.dataprev.gov.br), ou na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), além de autodeclaração étnico-racial, para quem se declarar afrodescendente; declaração para pessoa com deficiência; declaração para integrantes dos projetos sociais da Fundação Cidade Mãe (FCM), Sinaleiras e Cidadão Aprendiz, emitidos pelas devidas instituições.

Do total de vagas oferecidas ficam reservadas 5% às pessoas com deficiência e 30% a candidatos negros, além de outros 5% para jovens participantes de programas sociais da Fundação Cidade Mãe (FCM), egressos do Sistema Socioeducativo ou jovens inscritos ou egressos dos Projetos Cidadão Aprendiz e Sinaleiras. O resultado final será divulgado no dia 10 de julho, no site do Ingressar (http://ingressar.salvador.ba.gov.br), onde também está disponível o edital do programa.

Acesso ao ensino superior – O IngreSSAr tem como objetivo preparar jovens de Salvador para o acesso ao ensino superior, oferecendo vagas gratuitas em cursinhos preparatórios da rede privada. Em 2023, a iniciativa beneficiou 855 soteropolitanos e 136 egressos do IngreSSAr foram aprovados em universidades públicas, sendo que alguns deles nas três principais faculdades de medicina do país: Ufba, USP e Unicamp.

Sobre o projeto, a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, explica que o principal objetivo é concretizar o sonho desses jovens de ingressar numa universidade. “O ponto principal do IngreSSAr, quando o foco são alunos de escolas públicas, ou bolsistas integrais de escolas privadas, é garantir que esses estudantes consigam uma formação mais adequada para concorrer em pé de igualdade com alunos de escolas particulares. O projeto perpassa pelo credenciamento de instituições que já oferecem cursinhos em nossa cidade, e são remunerados pela Prefeitura para esse perfil de jovens para que realizem seus sonhos de fazer o vestibular”, relata.

Ministério acompanha caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, disse hoje (13), em uma rede social, que a pasta acompanha o caso da desembargadora e da juíza...

Servidores estaduais têm desconto especial para aquisição de veículos da BYD

O Governo do Estado e a montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) formalizaram, nesta quinta-feira (11), uma importante parceria para garantir que os servidores...

Ministério acompanha caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, disse hoje (13), em uma rede social, que a pasta acompanha o caso...
Fundação Jose Silveira

Ministério acompanha caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, disse hoje (13), em uma rede social, que a pasta acompanha o caso...

Servidores estaduais têm desconto especial para aquisição de veículos da BYD

O Governo do Estado e a montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) formalizaram, nesta quinta-feira (11), uma importante parceria...

Cinco bairros recebem 4ª Rodada da Copa Salvador Interbairros neste domingo (14)

A 4ª Rodada da Copa Salvador Interbairros acontece neste domingo (14), em cinco campos da cidade: Boca do Rio,...

Câmara aprova definição do projeto marco legal de hidrogênio verde

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite dessa quinta-feira (11), a Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de...