O deputado Marcinho Oliveira (UB) apresentou, na Assembleia Legislativa, uma moção de congratulações ao município de Santaluz, que, neste dia 18, comemora 89 anos de emancipação política e administrativa. O parlamentar solicitou que o poder Legislativo envie cópia do documento ao prefeito do município, Arismário Barbosa, ao vice-prefeito José Albino dos Santos Filho, conhecimento com Bino, e a todos vereadores da Câmara Municipal de Santaluz para que eles, “utilizando dos meios de comunicação, dê conhecimento à população”.
O legislador destaca na moção, o importante reconhecimento de Santaluz, na região, pela produção do Sisal, pois até os anos de 1900, foi intensivamente explorado, porém, só passou a ser comercial a partir do final da década de 30. Ele lembra que atualmente o município é o maior produtor de pedra da Bahia, bem como jazidas de ouro descobertas, possuindo uma das maiores reservas de cromo da Região Nordeste.
A moção destaca a origem de Santaluz, no século passado, a partir de uma estação ferroviária da Leste Brasileiro, no entorno da qual, dentro da Fazenda Santa Luzia, no município de Queimadas, formou-se um arraial, sendo edificadas casas residenciais e comerciais. “O município foi criado com a denominação de Santa Luzia e território desmembrado do município de Queimadas por Decreto Estadual de 18 de julho de 1935. No ano de 1943 o topônimo foi alterado para Santaluz”, registrou.
Por fim, “expresso aqui minha solidariedade e registro o compromisso de continuar representando o município de Santaluz, junto às autoridades estaduais e representantes federais para conseguir os benefícios, obras e equipamentos que possam promover o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de todos, gerando mais empregos e renda ao tempo em que venha a reduzir os principais problemas que mais os afetam”, concluiu Marcinho Oliveira (UB).