O Informe Baiano inicia nesta quarta-feira (14/08) uma série de reportagens que traz recortes sobre as eleições proporcionais em Salvador. O primeiro partido ou federação analisado é o Brasil da Esperança, formado por PT, PV e PCdoB, que indicou esse ano 44 candidatos a vereador.
Conforme a apuração do IB, o PV, legenda considerada a menos expressiva do trio, lançou o maior número de postulantes. São 17. Entre eles está André Fraga, que disputa a reeleição e é considerado internamente como um dos favoritos para garantir uma cadeira. Além disso, Fraga foi secretário municipal da atual gestão e não esconde sua admiração pelo prefeito Bruno Reis e o ex-prefeito ACM Neto, ambos do União Brasil. Fraga não deverá declarar apoio a nenhum dos candidatos ao Palácio Tomé de Sousa.
O PCdoB lançou 11 nomes. Desses, três são considerados de grande potencial: Hélio Ferreira, Augusto Vasconcelos e Aladilce.
O PT, por sua vez, indicou apenas 16 nomes. Os que seriam teoricamente mais fortes são: Marta Rodrigues, Luis Carlos Suíca, Tiago Ferreira e Arnando Lessa, todos com mandato. Surgem como pretendentes de peso Manga Gavião, Ademário Costa e Joel Meireles.
Nas eleições desse ano, na capital baiana, a expectativa é que a média eleitoral gire em torno de 30 mil votos para um partido ou federação eleger um vereador. Isso sem considerar outras variantes. Ou seja, o grupo que conseguir 90 mil votos, deverá garantir três cadeiras na Câmara Municipal de Salvador.
Vale lembrar que em 2020, ao lançar 44 candidatos e ter uma candidata a prefeita, Major Denice, o PT conseguiu 94.773 votos, sendo 19.092 de legenda. Na ocasião foram eleitos quatro vereadores: Marta, Suíca, Tiago e Maria Mariguela, que não disputará a reeleição.
O IB avaliou a ata da federação Brasil da Esperança e conversou com agentes políticos com atuação na capital, inclusive do PT. Existe a expectativa do time de centro-esquerda garantir entre 10 e 15 mil votos de legenda. Mas vale lembrar que, diferente dos anos anteriores, o PT não lança em 2024 candidato a prefeito de Salvador, o que deverá resultar em um prejuízo substancial na sua votação final. O partido optou por apoiar Geraldo Júnior (MDB) e lançar um quadro, no caso Fabya Reis, como candidata a vice-prefeita.
Internamente, a expectativa é que o PT consiga garantir 50 mil votos, o PV cerca de 15 mil e o PC doB mais 30 mil, totalizando 95 mil. Mais os 15 mil de legenda dos três partidos, isso em um cenário otimista, a conta alcançaria 110 mil votos. A quarta vaga poderá ser conquistada na chamada ‘volta da sobra’. Portanto, não será surpresa se a federação conquistar apenas 3 vagas. Porém, eleição é uma caxinha de surpresas. O grupo tem força em Salvador e isso não pode ser subestimado. Acrescenta-se que a força de Lula aliada as máquinas estadual e federal podem encantar mais uma vez os baianos. Mas há disposição para isso?