CCJ do Senado aprova PEC que pode reduzir verba para candidatos negros

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (14), em Brasília, a chamada PEC da Anistia (9/2023). Ela reduz a verba obrigatória que os partidos devem transferir aos candidatos pretos e pardos e transfere para as próximas eleições os recursos não gastos com as cotas raciais nos pleitos anteriores, além de permitir uma renegociação de dívidas tributárias das legendas.

A votação foi realizada de forma simbólica, quando os parlamentares não precisam registrar o voto no painel eletrônico. Foi aprovada ainda a urgência da matéria. Agora, ela será analisada no plenário do Senado, já tendo sido aprovada na Câmara dos Deputados. Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), ela não passa pela sanção presidencial.

Caso aprovada, a PEC pode reduzir as verbas para as candidaturas de pessoas pretas e pardas, uma vez que a regra atual determina que os gastos sejam proporcionais ao número de candidatos brancos ou negros, segundo definiu, em 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF).

Ou seja, caso 50% dos candidatos de um partido sejam negros, os recursos para esses candidatos também devem ser de 50% do total. Com essa PEC, os recursos obrigatórios para os candidatos negros e negras serão de 30%.

“Em 2020, os recursos de campanhas eleitorais teriam que ter uma participação proporcional às candidaturas. Isso foi feito de última hora, e os partidos tiveram dificuldade de cumprir essa determinação [do STF]”, justificou o relator da matéria, senador Marcelo Castro (MDB/PI).

O parlamentar ainda criticou o apelido dado pela imprensa à proposta de PEC da Anistia, afirmando que os partidos que não cumpriram as cotas raciais nas eleições anteriores não terão as multas perdoadas, mas terão que compensar o valor nas próximas quatro eleições.

“Nós estamos dando uma chance aos partidos para que aquilo que eles não gastaram do percentual eles possam dividir em quatro eleições”, explicou o relator.

Renegociação

A PEC ainda permite a renegociação de dívidas tributárias das legendas. O relator Marcelo Castro argumentou que a Constituição garante imunidade tributária aos partidos. “Infelizmente, a Receita tem extrapolado os seus limites, tem dado sanções aos partidos e muitos se encontram endividados”, destacou.

Com a proposta aprovada, os partidos poderão parcelar os débitos tributários em até 180 meses e os previdenciários em até 60 meses, com perdão das multas e dos juros acumulados. A PEC também dispensa a necessidade de o candidato fornecer ao partido um recebo dos recursos recebidos.

“Todo esse dinheiro hoje é um dinheiro bancário, é um dinheiro contábil que deixa o rastro de onde saiu. Saiu do Fundo Eleitoral para um determinado candidato, não há necessidade de recibo. Já está comprovado, na prática, que o dinheiro foi transferido”, justificou.

Inquilino e cúmplices matam filho de proprietário após cobrança de aluguel

Quatro homens foram presos nesta quarta (13), pelo assassinato de um homem de 38 anos em Itajaí, Santa Catarina. O crime ocorreu no último...

FURTO E MINERAÇÃO: Mais de uma tonelada de cabos é recuperada e homem é preso em operação da polícia em Salvador

Mais de uma tonelada de cabos de alumínio de energia elétrica e cerca de 100 kg de cabos de telefonia foram recuperados nesta quinta-feira...
Fundação Jose Silveira

Inquilino e cúmplices matam filho de proprietário após cobrança de aluguel

Quatro homens foram presos nesta quarta (13), pelo assassinato de um homem de 38 anos em Itajaí, Santa Catarina....
Prefeitura Vitoria da Conquista

Inquilino e cúmplices matam filho de proprietário após cobrança de aluguel

Quatro homens foram presos nesta quarta (13), pelo assassinato de um homem de 38 anos em Itajaí, Santa Catarina....

FURTO E MINERAÇÃO: Mais de uma tonelada de cabos é recuperada e homem é preso em operação da polícia em Salvador

Mais de uma tonelada de cabos de alumínio de energia elétrica e cerca de 100 kg de cabos de...

‘Entre Marés e Tambores’ reúne 450 agentes de viagem e destaca Salvador como destino turístico o ano inteiro

Salvador viveu, nesta quarta-feira (13), um dos maiores eventos de promoção turística já realizados na capital baiana. A ação...

Líder da Oposição declara apoio à reeleição de Coronel e reforça aproximação do senador com ACM Neto

O gesto político do deputado estadual Tiago Correia (PSDB), líder da bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia,...