Com o anel preso ao dedo por mais de oito dias, um homem procurou atendimento no 14º Batalhão de Bombeiros Militar (14º BBM) em Madre de Deus para a remoção do acessório. O incidente ocorreu na manhã deste sábado (17), e a vítima, acompanhada pela irmã, foi levada à unidade após indicação médica para que a peça fosse retirada de forma segura antes de prosseguir com o atendimento.
Devido ao edema significativo no dedo, os bombeiros realizaram a remoção com a ajuda de uma microrretífica, com extremo cuidado. Durante o processo, a equipe conversou com a vítima e seus familiares, que também eram orientados sobre cada etapa para garantir que todos compreendessem e acompanhassem o procedimento de maneira tranquila. Após a retirada do anel, a vítima foi encaminhada de volta à unidade de saúde para continuar o tratamento médico.
“A maioria das pessoas não conhece os nossos equipamentos, o que pode causar estranheza e até medo. Nesse caso, a vítima também era um paciente psiquiátrico, e tivemos que atender com ainda mais atenção. Não apenas retiramos o acessório, mas conversamos, explicamos os processos e acolhemos, pois sabemos que o edema causava bastante desconforto e não queríamos causar ainda mais trauma,” explicou a subtenente BM Eneida Cachoeira.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) alerta aos cidadãos para que tenham cuidado com anéis. É importante verificar frequentemente o ajuste do acessório e, se estiver apertado, removê-lo imediatamente. Caso não seja possível, a vítima deve procurar um quartel do Corpo de Bombeiros para que a peça seja removida com segurança.