Se você vai aproveitar o feriadão em Salvador e pretende curtir uma praia, é preciso estar atento, porque 17 localidades da capital baiana estão impróprias para banho. A lista inclui Ondina, Rio Vermelho e Boa Viagem, segundo informações divulgadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) na última quinta-feira (17).
O aviso acontece porque, no período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, e que podem causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
Os critérios para avaliação da contaminação incluem a análise da Escherichia coli como indicador microbiológico. Trata-se de uma bactéria abundante em fezes humanas e de animais, tendo, somente, sido encontrada em esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.
A amostragem é feita, preferencialmente, no dia de maior afluência do público às praias. A balneabilidade é considerada Imprópria quando a densidade da bactéria for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no mesmo local ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml.
Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, uma praia pode ser classificada na categoria Imprópria quando ocorrerem circunstâncias que desaconselhem a recreação de contato primário, tais como: derramamento de óleo; extravasamento de esgoto; ocorrência de maré vermelha; floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica.
Veja lista das praias impróprias
Tubarão
Periperi
Penha
Bogari
Bonfim
Pedra Furada
Rio Vermelho (RV 100)
Rio Vermelho (RV 200)
Armação
Boca do Rio
Corsário
Patamares
Lagoa de Pituaçu
Piatã
Lagoa de Abaeté