Três homens morreram durante um confronto com a polícia na madrugada desta sexta-feira (18), na localidade de Lagoa do Peixe, zona rural de Jacobina, no centro-norte da Bahia. A ação foi resultado de uma operação conjunta entre a Rondesp-Chapada, Polícia Civil e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/BA), que investigava denúncias sobre a presença de indivíduos armados ligados a uma facção criminosa atuante na região.
Segundo a Polícia Militar, durante o cerco ao imóvel que era alvo da operação, os suspeitos reagiram com disparos de arma de fogo. Houve intensa troca de tiros e os três homens foram baleados. Eles chegaram a ser socorridos para uma unidade de saúde, mas não resistiram aos ferimentos. Um dos mortos foi identificado como “Ninho” ou “Cão Miúdo”, apontado como um dos principais executores da facção na microrregião de Jacobina. Ele possuía um histórico de envolvimento em crimes como tráfico de drogas, sequestros, roubos e homicídios.
Além dos homens armados, uma mulher e dois adolescentes estavam no imóvel e foram encaminhados à Delegacia Territorial de Jacobina. Durante a ação, foram apreendidas uma pistola Canik calibre 9mm, três revólveres calibre 38, um revólver calibre 44, 168 munições de diferentes calibres, duas placas de colete balístico, grande quantidade de maconha, cocaína e crack, oito celulares, duas balanças de precisão, uma motocicleta XTZ 660, além de itens diversos como peruca, máscara, balaclava, algema e coldres. Todo o material foi apresentado na delegacia e a investigação segue em andamento.