Projeto de Fabíola Mansur, Dia Estadual das Mulheres e Meninas na Ciência é oficializado na Bahia

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou e a presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos, promulgou a Lei nº 14.885/2025, instituindo o Dia Estadual das Mulheres e Meninas na Ciência, a ser comemorado anualmente no dia 11 de fevereiro. A iniciativa foi da deputada Fabíola Mansur (PSB), que ingressou na Casa do Povo com o Projeto de Lei 23.772/2020 e, no último dia 16 de abril do corrente ano, viu sua proposição se transformar em lei publicada no Diário Oficial Eletrônico do Legislativo.

Na justificativa que apresentou à Mesa Diretora, a socialista garantiu que a intenção “é promover o empoderamento feminino, bem como estimular que mulheres e meninas escolham e invistam nas carreiras de ciência e tecnologia, tornando-se cada vez mais agentes operantes no desenvolvimento tecnológico da Bahia”. Além disso, a procuradora Especial da Mulher da ALBA “considerou de salutar importância a criação de um dia específico, notadamente para visibilizar as mulheres que já percorrem as carreiras de ciência e tecnologia e incentivam tantas outras mulheres e meninas”.

Fabíola ressaltou que, na Constituição do Estado da Bahia, ficou estabelecido um capítulo próprio para tratar dos direitos das mulheres e sua valorização na sociedade, materializando os direitos e garantias das mulheres formalmente prescritos pela Carta Magna. “O Estado garantirá a imagem social da mulher como mãe, trabalhadora e cidadã em igualdade de condições com o homem”, destacou a parlamentar.

A legisladora lembrou também que o dia 11 de fevereiro já figura como “Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência”, data que foi instituída pela Assembleia das Nações Unidas, em 2015. Ela salientou ainda que, em âmbito internacional, a iniciativa contempla uma série de ações desenvolvidas pela instituição para “salvaguardar e ampliar o acesso pleno e igualitário a mulheres e meninas na ciência e na tecnologia”.

A deputada citou como exemplo a Fiocruz, instituição renomada brasileira da área de saúde que desenvolve ações para cientificar a população sobre a importância da mencionada data comemorativa, bem como da relevância do número de mulheres e meninas nas carreiras científicas e tecnológicas.

TENTOU SE ESCONDER: Suspeito de tráfico é preso pela PM em Eunápolis

Policiais militares da 7ª CIPM prenderam um suspeito de tráfico de drogas, na manhã deste sábado (5), no município de Eunápolis. Os militares, durante rondas...

CENA VIOLENTA: Catador de recicláveis é decapitado em Feira de Santana

Um homem identificado como José Fernando, de 49 anos, foi encontrado decapitado na manhã deste sábado (05/07), na Rua Vamp, bairro Gabriela, em Feira...
Fundação Jose Silveira

TENTOU SE ESCONDER: Suspeito de tráfico é preso pela PM em Eunápolis

Policiais militares da 7ª CIPM prenderam um suspeito de tráfico de drogas, na manhã deste sábado (5), no município...
Fundação Jose Silveira

TENTOU SE ESCONDER: Suspeito de tráfico é preso pela PM em Eunápolis

Policiais militares da 7ª CIPM prenderam um suspeito de tráfico de drogas, na manhã deste sábado (5), no município...

CENA VIOLENTA: Catador de recicláveis é decapitado em Feira de Santana

Um homem identificado como José Fernando, de 49 anos, foi encontrado decapitado na manhã deste sábado (05/07), na Rua...

Familiares pedem doações de sangue para pastora baleada em Engomadeira

A família da pastora Carine Santos Almeida Carvalho, de 47 anos, baleada na cabeça na madrugada deste sábado (05/07)...

Prefeitura-Bairro oferece capacitação gratuita para moradores do Subúrbio

Moradores do Subúrbio de Salvador podem se inscrever, até o próximo dia 11, no projeto “Aprenda, Faça e Ganhe”,...