Uma cratera de grandes proporções se abriu nesta sexta-feira (2) na via de acesso ao condomínio Villa Bela, localizado na região conhecida como Nascente do Rio Capivara, no Bairro Novo. O buraco, causado após o asfalto ceder, tem impossibilitado a passagem de veículos e pedestres, deixando moradores praticamente isolados.
Segundo relatos da comunidade, o incidente ocorreu no mesmo ponto onde, há cerca de três meses, uma construtora instalou a tubulação de um novo empreendimento que está sendo construído na região. A via danificada é a principal rota de entrada e saída do condomínio, e chegou a prender um ônibus coletivo que passava pelo local no momento do desabamento do solo.
A situação escancarou um impasse entre a construtora e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Procurada pelos moradores, a empresa alegou que a responsabilidade pela via é da Embasa. Por outro lado, a Embasa nega envolvimento e atribui a culpa à empresa responsável pela obra.
A comunidade cobra uma solução urgente das autoridades e dos responsáveis pelas obras, temendo que o problema se agrave, sobretudo em caso de chuvas. Até o momento, nenhuma equipe técnica foi vista no local para avaliar os danos ou iniciar os reparos.