Na tarde deste sábado (03/04), a cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, foi atingida por chuvas que provocaram a queda de uma árvore na região do Cia 1. Parte da estrutura de uma feira foi atingida, mesas e caixotes utilizados para colocar as mercadorias ficaram espalhados.
Em um vídeo enviado ao Informe Baiano, é possível ver a árvore por cima de uma barraca, cadeira quebrada e pedaços de madeiras na via. A pessoa que registrou a situação chega a dizer que a queda causou uma “bagaceira braba” e que “não sobrou nada, derrubou [a árvore] tudo!”
Ainda durante a chuva, um muro desabou na localidade da Quadra 4. Também foram registrados alagamentos em diferentes pontos do município. Até o momento, não houve feridos.
Diante do aumento do volume de chuvas previsto para os próximos meses, a Prefeitura de Simões Filho publicou na sexta-feira (02) o Decreto nº 2.866/2025, que institui a Operação Chuva 2025 e declara estado de alerta nos órgãos da administração municipal.
A operação, coordenada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) com apoio da Defesa Civil, ocorre em duas etapas: Prevenção e Preparação, já em andamento, e Resposta, Assistência e Alerta, prevista para ser intensificada entre os meses de maio e julho. A força-tarefa envolve diversas secretarias e equipes atuando em regime de plantão 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados.