Durante o Salão do Automóvel de Xangai, na China, o jornalista baiano Duda Godinho, especializado no setor automotivo, entrevistou Alexandre Baldy, representante da BYD no Brasil. Na conversa, Baldy confirmou que o modelo Tan-L, com bateria capaz de atingir 400 quilômetros de autonomia após apenas cinco minutos de recarga, será lançado no Brasil nos próximos meses.
“Com certeza o Tan-L vai para o Brasil. Assim como o supercarregador, 100% elétrico”, afirmou Baldy. Segundo ele, todas as inovações e tecnologias apresentadas no salão chinês também devem ser levadas à Europa e ao mercado brasileiro “muito em breve”.
Sobre a fábrica da montadora em Camaçari, na Bahia, Baldy ressaltou que os investimentos já ultrapassam R$ 1,4 bilhão e que a produção nacional de modelos BYD terá início ainda em 2025. “Não está cravado o momento, mas vai começar neste ano de 2025. Estamos correndo para que tudo seja feito com celeridade”, garantiu.
A planta industrial promete impulsionar a indústria automotiva nacional com foco na eletrificação de veículos, além de gerar empregos e movimentar a economia da região metropolitana de Salvador.