O ataque a tiros que deixou dois mortos e dois feridos no bairro do Uruguai, em Salvador, na noite de domingo (18), teria sido ordenado por uma liderança de facção criminosa. Entre as vítimas está o adolescente Ryan Gabriel Ferreira Santos, de 17 anos. A outra pessoa morta ainda não foi identificada. As informações são do Correio*.
Segundo informações apuradas pela reportagem, dois homens chegaram ao local do crime em uma motocicleta. O garupa desceu do veículo e abriu fogo contra pessoas que estavam na rua. Outras duas pessoas foram baleadas na ação.
Uma fonte ligada à investigação afirma que prints de mensagens circulam em redes sociais, sugerindo que o ataque foi autorizado por uma liderança criminosa do bairro do Lobato. “Ainda estamos apurando os detalhes, mas há indícios de que o ataque foi ordenado em um grupo de mensagens. Nele, traficantes estariam coordenando a ação no Uruguai e pedindo autorização ao líder, que respondeu com a frase: ‘acaba com tudo lá’”, revelou a fonte, sob anonimato.
O relato vai ao encontro da nota oficial da Polícia Civil, que investiga o caso por meio da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS). “A ação foi praticada por dois homens em uma motocicleta. Um deles desceu do veículo e atirou contra as vítimas, gritando que pertencia a um grupo criminoso. Guias para remoção e perícia foram expedidas e um inquérito foi instaurado”, informou o órgão. Até o momento, a polícia não confirmou qual facção estaria por trás do ataque.
Além de Ryan, outro adolescente foi baleado e socorrido para o Hospital do Subúrbio. Ele não corre risco de vida. Os dois, que segundo testemunhas não tinham qualquer envolvimento com o crime, estavam na rua para comprar um cachorro-quente quando foram atingidos. Ainda não se sabe quem seriam os alvos dos criminosos.
A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) informou que todas as vítimas foram socorridas por equipes da 17ª Companhia Independente (CIPM). “Três vítimas foram encaminhadas para uma unidade de pronto atendimento, onde permaneceram sob cuidados médicos. Uma delas não resistiu. A quarta vítima foi levada por uma guarnição ao Hospital do Subúrbio, onde teve o óbito constatado”, informou a corporação.