Transporte aéreo de passageiros já é 4% superior ao período pré-pandemia

O número de passageiros que utilizaram o transporte aéreo nos quatro primeiros meses do ano no Brasil já é 4% maior do que o registrado no período pré-pandemia (2019). A informação consta do Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e indica, na análise do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), que a movimentação anual deve ser a melhor da história, ultrapassando 123 milhões de passageiros até dezembro.

“A movimentação recorde nos aeroportos é um termômetro da economia”, avalia o ministro Sílvio Costa Filho, do MPor. “Estamos com o menor índice de desemprego da história. Contrariando os pessimistas, teremos novamente um PIB crescendo acima de 2%. No setor portuário, estamos modernizando nossos aeroportos, ampliando o bem-estar dos passageiros, preparando nossas cidades para o desenvolvimento econômico previsto para os próximos anos”.

O crescimento neste início de ano já era perceptível nos voos internacionais, que chegaram a 9,5 milhões de passageiros até abril (15% superior ao registrado em 2019), mas também foi constatado nos voos domésticos (0,7% superior ao de 2019), com 31,6 milhões de pessoas transportadas em quatro meses.

Em abril, a movimentação de passageiros superou novamente os recordes de fluxo para o mês, com 7,9 milhões de passageiros processados no mercado doméstico e 2,1 milhões no mercado internacional, totalizando cerca de 10 milhões de passageiros (alta de 9,6% em relação ao ano passado). É também a primeira vez que o setor internacional supera 2 milhões de passageiros no período de abril desde o início da série histórica, iniciada em janeiro de 2000.

“Mês a mês comemoramos o aumento no número de passageiros processados e tivemos um mês de abril marcado pelo forte crescimento do fluxo internacional, passando dos 2 milhões de passageiros pela primeira vez na história. É inconteste que a aviação civil brasileira segue em crescimento dentro e fora do país, o que nos anima a trabalhar por mais infraestrutura e apoio ao setor”, avalia o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca.

Também a movimentação de carga aérea nos quatro primeiros meses do ano (437 mil toneladas) está acima do registrado antes da pandemia (386 mil de toneladas). Em abril, o volume transportado nos voos internacionais foi de 74,8 mil toneladas, um crescimento de 4,4% em relação a abril de 2024. A movimentação de carga doméstica foi de 35,9 mil toneladas, 12,5% abaixo do total movimentado em abril do ano anterior.

Suspeito é preso em Amargosa por porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores

Equipes da Delegacia Territorial de Amargosa cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um homem de 31 anos, na tarde desta segunda-feira (19), acusado...

Mais tecnologia: Bahia inicia instalação de 180 laboratórios maker nas escolas estaduais

O Governo do Estado deu início, nesta terça-feira (20), à implantação de 180 laboratórios maker em escolas da rede estadual de ensino. A primeira...
Pefeitura Municipal de Salvador

Suspeito é preso em Amargosa por porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores

Equipes da Delegacia Territorial de Amargosa cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um homem de 31 anos, na...
Prefeitura Vitoria da Conquista

CCJ do Senado aprova fim da reeleição para presidente, prefeitos e governadores

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição no Brasil para presidente, governadores e prefeitos...

Guarda municipal que matou cantor de arrocha na Bahia é preso no Espírito Santo

A casa caiu para Paulo César Santos, de 37 anos, guarda municipal baiano que estava foragido após assassinar o...

Empresários se reúnem em Praia do Forte para imersão em aplicação de Inteligência Artificial

No último fim de semana, Praia do Forte, Litoral da Bahia, foi palco de um encontro inovador que reuniu...

Corpo de mulher é encontrado com perfurações em área de vegetação em Porto Seguro

O corpo de uma jovem de 20 anos, identificada como Cassiele Costa de Jesus, foi encontrado nesta terça-feira (20),...