Um vídeo gravado por alunos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Canavieiras, viralizou nas redes sociais ao expor de forma crítica e bem-humorada as condições precárias da unidade escolar. A instituição é a maior da cidade e atende cerca de mil estudantes do ensino básico e médio, mas segue à espera de reformas prometidas há anos.
Nas imagens, os alunos ironizam problemas estruturais como paredes deterioradas, piso danificado, ventiladores mal posicionados e até infiltrações. Em um dos trechos, um dos jovens brinca dizendo que o ventilador instalado no exaustor serve para “puxar a inteligência” dos estudantes, enquanto outro finge entusiasmo ao mostrar o “campo novíssimo”, tomado por mato e alagamentos. “A chuva tá vindo de dentro pra fora!”, comenta uma das alunas ao mostrar o interior da sala com goteiras.
A situação do colégio é alvo de cobranças antigas. Em 2019, o então deputado estadual Janio Natal já havia solicitado a reforma da unidade. Quatro anos depois, em 2023, a deputada Soane Galvão (PSB) reiterou o pedido ao governo estadual, alertando para os riscos à segurança dos estudantes e funcionários. No entanto, até o momento, o apelo não foi atendido.