O senador Angelo Coronel (PSD) criticou o governo federal após a revogação parcial, em menos de 24 horas, do decreto que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas remessas ao exterior feitas por meio de fundos de investimento. Para o parlamentar, essa é mais uma demonstração de falta de planejamento e diálogo do governo antes de lançar medidas econômicas.
“O governo erra, mais uma vez, no momento que lança pacotes sem primeiro discutir e depois volta atrás. Isso que tem atrapalhado muito o governo Lula. Os próprios membros do governo atrapalham o governo. Por que lançar essa medida do IOF? Por que não discutiu antes para não ter que voltar atrás em menos de 24 horas? Isso aconteceu em outras oportunidades com outros temas. Então, mais um erro da equipe do governo”, disse Coronel ao Informe Baiano.
O recuo no IOF se soma a outros episódios de desgaste da gestão federal, como a tentativa frustrada de ampliar o monitoramento das transações via PIX, que gerou forte reação negativa da sociedade e do setor empresarial.
Coronel destacou que medidas econômicas precisam ser amplamente debatidas com o Congresso, especialistas e a sociedade antes de serem anunciadas, sob pena de gerar instabilidade, insegurança e desgaste político desnecessário para o governo.