Um homem foi preso e quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta sexta-feira (23/05) durante uma operação contra o tráfico ilegal de armas e munições na Bahia. A ação ocorreu em Feira de Santana, Itaberaba, Amélia Rodrigues e Coração de Maria.
Batizada de Operação Desarme, a ofensiva é coordenada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e tem como alvo suspeitos de envolvimento em um esquema criminoso de venda clandestina de armamento pesado. Segundo os promotores, o grupo atuava de forma organizada e usava códigos e intermediários para driblar a polícia.
As investigações começaram a partir da Operação Efúgio, deflagrada em abril de 2023, e apontam que os criminosos estariam comercializando armas desde, pelo menos, o ano passado.
Um dos suspeitos foi denunciado formalmente pelo MP-BA por comércio ilegal de arma de fogo e teve a prisão preventiva decretada devido à gravidade das acusações e ao risco de continuar cometendo crimes. A decisão partiu da 3ª Vara Criminal de Feira de Santana.
Além da prisão, foram cumpridos mandados de busca nas casas de outras três pessoas apontadas como envolvidas nas negociações ilegais. O caso segue sendo investigado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).