O valor do pedágio para caminhões na BR-324/116, no trecho conhecido como Rota 2 de Julho, poderá saltar de R$185 para até R$700, sem que haja qualquer investimento estrutural nos dois primeiros anos da nova concessão. A informação foi confirmada na última terça-feira (20), durante a quarta e última sessão da Audiência Pública nº 2/2025 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), realizada em Brasília.
De acordo com o plano apresentado, o aumento da tarifa será progressivo: caminhões de cinco eixos pagarão R$580 no segundo ano da concessão e R$700 a partir do sétimo ano. O número de praças de pedágio também será duplicado, e está prevista a construção de uma terceira faixa ao longo de toda a rodovia, em ambos os sentidos.
Apesar da previsão de altos valores, a ANTT informou que, nos dois primeiros anos, não haverá obras de ampliação ou melhorias significativas. Nesse período, a concessionária fará apenas ações emergenciais de recuperação do pavimento, sinalização e segurança viária. A modernização completa da estrada está programada para os seis anos seguintes.
O presidente da Associação Nacional de Usuários de Transporte de Cargas (ANUTC), André Siqueira Aguiar, criticou duramente o reajuste. “O pedágio vai ficar de quatro a seis vezes mais caro. O impacto tarifário será enorme para o setor de transporte de cargas”, alertou, defendendo a adoção de faixas de transição tarifária.