Uma mulher de 79 anos morreu por complicações da dengue em Feira de Santana, segundo confirmação da Secretaria Municipal de Saúde. Esse é o primeiro óbito pela doença registrado no município neste ano. Moradora do bairro Queimadinha, a paciente apresentava comorbidades e estava internada desde o início de abril. A morte ocorreu no dia 15 do mesmo mês.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a paciente começou a apresentar sintomas como febre, vômitos e diarreia no dia 2 de abril. Em 4 de abril, foi internada no Hospital Geral Clériston Andrade. Durante a internação, apresentou queda no número de plaquetas, letargia e aumento do fígado. O óbito foi confirmado no alerta epidemiológico divulgado na última sexta-feira (23). As informações são do G1 Bahia.
Entre os dias 1º de janeiro e 22 de maio deste ano, o município notificou 955 casos de dengue. Desses, 123 foram confirmados, sendo 24 com sinais de alarme e um evoluindo para óbito.
Apesar da morte registrada, os dados indicam redução significativa em relação ao mesmo período de 2024, quando Feira de Santana contabilizou 13.746 notificações, com 5.750 confirmações, 849 casos com sinais de alarme e 21 considerados graves.
A Secretaria de Saúde informou que as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti continuam em andamento. Entre as medidas adotadas estão a aplicação de inseticidas e larvicidas, visitas de agentes de endemias, campanhas educativas em escolas e comunidades e a instalação de ovitrampas — armadilhas utilizadas para monitoramento da presença do vetor — em bairros com maior risco de infestação.