As comemorações pela Independência da Bahia, celebradas nesta quarta-feira (2), vão provocar alterações significativas no trânsito de Salvador. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) montou uma operação especial com cerca de 140 agentes para garantir a fluidez viária e a segurança dos pedestres e participantes do cortejo.
As mudanças começam já na terça-feira (1º), com interdições e proibição de estacionamento em pontos estratégicos, como o bairro de Pirajá, onde ocorre a chegada do Fogo Simbólico. A partir das 22h, barreiras fixas serão montadas em trechos da Lapinha, Santo Antônio, Taboão, Pelourinho, Carlos Gomes, Avenida Sete e Campo Grande.
No dia 2 de julho, a partir da meia-noite, várias vias estarão interditadas para circulação e estacionamento de veículos, incluindo o Corredor da Lapinha, Rua do Carmo, Rua do Passo, Praça da Sé, Terreiro de Jesus e Largo do Campo Grande.
Também no dia do desfile, o tráfego será desviado em pontos como a Estrada da Liberdade, Rua Emídio dos Santos e Professor Palma, que terão mudança de sentido. Um corredor exclusivo para veículos credenciados será montado, passando por vias como a Av. Anita Garibaldi, Dique do Tororó e Rua Campos França.
A partir das 13h, novas barreiras móveis serão instaladas em trechos do centro da cidade, como Rua Chile, Ladeira da Montanha, Carlos Gomes e Largo dos Aflitos, por conta da segunda parte do cortejo.
Além do 2 de Julho, haverá alterações no trânsito também nos dias 3, 4 e 5, durante eventos relacionados, como a Volta dos Carros Emblemáticos e a Festa de Labatut, com interdições nos bairros do Centro Antigo, Pirajá e Santo Antônio.
O acesso às áreas bloqueadas será permitido apenas para moradores com comprovante de residência. Veículos de serviços essenciais e de emergência terão livre circulação.