A comissão mista que analisa a Medida Provisória (MP) 1.293/2025 realiza uma reunião deliberativa nesta terça-feira (8), às 14h30, para votar o relatório que prevê aumento nos salários dos militares das Forças Armadas. O reajuste será feito em duas etapas: 4,5% em abril de 2025 e mais 4,5% em janeiro de 2026.
A MP altera os soldos — salários-base pagos a integrantes do Exército, Marinha e Aeronáutica — com o objetivo de recompor parte das perdas salariais acumuladas. A proposta é relatada pelo deputado General Pazuello (PL-RJ), e recebeu 23 emendas de parlamentares.
A comissão é presidida pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e tem como vice o deputado Carlos Zarattini (PT-SP).
Editada em 28 de março, a MP teve sua vigência prorrogada em 27 de maio pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o que estendeu o prazo de análise pelo Congresso Nacional por mais 60 dias. Caso não seja aprovada dentro desse período, a medida perde a validade.
Após a votação na comissão, a expectativa é que o texto siga para apreciação dos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.