O Esporte Clube Vitória oficializou a contratação de Fábio Carille como novo treinador para a sequência do Campeonato Brasileiro da Série A. Campeão da Série B em 2024 pelo Santos, o técnico de 50 anos chega para substituir Thiago Carpini com a missão de livrar o Rubro-Negro da zona de rebaixamento.
Com passagens por grandes clubes, Carille soma 10 títulos como treinador. No Corinthians, onde construiu sua principal trajetória, foi bicampeão brasileiro (2015 e 2017), tricampeão paulista (2017, 2018 e 2019) e se destacou por sua solidez tática. Mais recentemente, conquistou a Série B pelo Santos. No Brasil, também comandou Vasco, Athletico-PR e Santos, além de acumular experiências internacionais no Al-Wehda e Al-Ittihad, da Arábia Saudita, e no japonês V-Varen Nagasaki.
Apesar de ser frequentemente rotulado como “retranqueiro”, Carille rebateu o rótulo em entrevista concedida em janeiro, citando o Corinthians de 2019 como caso específico:
“Isso foi por conta de 2019. O Corinthians era um time totalmente reativo e foi onde a gente achou, para aquele ano, ter as características dos jogadores. E mesmo assim foi um ano de resultado. O futebol não era legal, mas foi um futebol de resultado. Campeão paulista, semifinal da Sul-Americana e chegamos a ficar em quarto no Brasileiro. Não me incomoda [a crítica], porque foi uma verdade que deixei muito clara sempre que a gente ia jogar daquele jeito”, explicou.
Agora no Vitória, Carille chega com a responsabilidade de reorganizar a equipe, que soma apenas 11 pontos e vive situação delicada na tabela. Com a eliminação precoce na Copa do Brasil, o clube baiano volta todas as atenções para a Série A, única competição restante na temporada.
A estreia do novo comandante está prevista para o jogo contra o Botafogo, no próximo dia 16/07, fora de casa, no Rio de Janeiro. A expectativa é de que Carille promova mudanças no sistema defensivo e na postura da equipe em campo.