Uma menina de 11 anos foi localizada com vida após cair de um mirante no cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, na tarde desta quinta-feira (10). O acidente ocorreu por volta das 13h, e a operação de resgate mobilizou 12 bombeiros, que realizaram descida por rapel para acessar o local de difícil alcance.
A criança foi encontrada com o uso de um drone com câmera térmica, a cerca de 70 metros abaixo do ponto da queda, numa área central do cânion, onde não há vegetação. Segundo o capitão Pedro Henrique Sanhudo, do Corpo de Bombeiros, o estado de saúde da menina só poderá ser avaliado após a chegada da equipe de resgate.
Conforme relatos das autoridades, a vítima estava com os pais, turistas de Curitiba, no Paraná, quando o acidente aconteceu. A família estava no alto do mirante e, ao se deslocar para sentar em um banco, a menina correu repentinamente. O pai tentou alcançá-la, mas ela caiu antes. O local não possui cerca de proteção, o que aumentou o risco de acidente.
Os bombeiros informaram que a menina tem transtorno do espectro autista, o que pode ter contribuído para a movimentação inesperada. A identidade da criança e da família não foi divulgada. Um heliponto foi montado na central administrativa do parque, e o traslado de militares foi feito por via aérea para acelerar o atendimento.
O cânion Fortaleza está localizado dentro do Parque Nacional da Serra Geral, a cerca de 23 quilômetros do centro de Cambará do Sul, e é uma das principais atrações turísticas da região. A administração do parque informou que está prestando apoio às autoridades e concentrando os esforços no auxílio ao resgate.