O Sistema de Reconhecimento de Placas da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) alcançou, nesta sexta-feira (11), a marca de mil veículos recuperados com o auxílio da tecnologia. A ferramenta, que atua na identificação de placas em situação irregular, está presente em Salvador e em mais 80 municípios do estado.
A ocorrência que marcou o milésimo veículo localizado ocorreu na capital baiana, que concentra 45% das recuperações realizadas desde a implantação do sistema. O caso envolveu uma motocicleta com restrição por clonagem, que foi identificada ao passar por um dos pontos monitorados. A partir do alerta gerado pelo Centro Integrado de Comunicação (CICOM), equipes do Batalhão Apolo localizaram o veículo e conduziram a ocorrência para a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos.
Segundo dados da SSP, desde que o sistema começou a ser utilizado, em 2019, 67,9% dos veículos recuperados apresentavam registros de roubo, 21,4% de furto e 10,7% de clonagem. Os automóveis representam 52,2% dos casos e as motocicletas, 46,8%.
A tecnologia tem se mostrado uma aliada importante no combate ao crime e na recuperação de bens, fortalecendo o trabalho das forças de segurança em todo o estado.