Uma intensa troca de tiros entre facções criminosas causou pânico na cidade de Cairu, no Baixo Sul baiano, na noite do último sábado (12/07).
Conforme apuração do Informe Baiano, cerca de 50 homens armados, que seriam do Bonde do Maluco (BDM), invadiram a Rua Nova Brasília e promoveram um confronto entre integrantes do Comando Vermelho (CV). Os bandidos estavam armados com fuzis, submetralhadoras e pistolas.
Vídeos enviados ao IB mostram os criminosos circulando livremente pelas ruas, ostentando as armas e intimidando a população.
O grupo seria liderado por um traficante de Simões Filho, que tenta expandir o domínio sobre pontos de venda de drogas na região.
“Tem um traficante lá, que é de Simões Filho, que está tocando o terror. Ele levou os comparsas e deu ataque na facção rival”, contou um morador sob anonimato.
“Foram mais de 300 tiros e eles chegaram em várias lanchas. E desembarcaram em um local clandestino”, revelou.
Ainda conforme o relato, a sede do município virou alvo do tráfico por conta da baixa presença policial. “Lá tem muito turismo, a sede da cidade só tem dois policiais e quatro agentes da Guarda Municipal. E como em Morro de São Paulo é muito policiado, aí eles vendem drogas na sede. É a rota principal pra distribuir pra toda a região. Por isso essa guerra”, explicou o morador ao Informe Baiano.
Ninguém foi preso até o momento e a Polícia Militar enviou guarnições de diversas unidades para o município. “Está todo mundo dentro de casa, assustado e com medo. A gente não sabe o que pode acontecer. A informação que temos é que eles ainda estão aqui”, finalizou o morador.
Uma intensa troca de tiros entre facções criminosas causou pânico na cidade de Cairu, no Baixo Sul baiano, na noite do último sábado. cerca de 50 homens armados, que seriam do Bonde do Maluco (BDM), invadiram a Rua Nova Brasília e promoveram um confronto com o Comando Vermelho. pic.twitter.com/yZiBenGYHz
— Informe Baiano (@Informebaiano) July 13, 2025