Moradores e motoristas estão reclamando da buraqueira na Estrada do Derba, trecho da BA-528, em Salvador. A situação tem provocado transtornos como lentidão no tráfego, acidentes e prejuízos materiais para os condutores. A falta de manutenção e os danos provocados pelas chuvas agravaram o problema, que já gerou protestos e bloqueios na via.
Em vídeos enviados por leitores ao Informe Baiano, é possível ver a grande quantidade de buracos e diversos veículos com dificuldade para trafegar pelo local.
Moradores conversaram com a reportagem e relataram o descaso. “A gente já perdeu as contas de quantas vezes precisou fazer protesto aqui. O povo só aparece quando a gente fecha a pista. Só assim eles lembram que a gente existe”, desabafa o pedreiro José Nascimento, que mora há 12 anos na região.
Já para os motoristas, a situação também se tornou insustentável. “É um absurdo. Além do risco de acidente, a gente ainda gasta com suspensão, pneu, alinhamento. Toda semana tem alguém no acostamento com o carro quebrado”, reclamou uma motorista.
No mês passado, moradores chegaram a realizar um protesto no mesmo trecho da BA-528. A manifestação ocorreu em um ponto da rodovia que, segundo os participantes, está completamente esburacado, oferecendo risco tanto para motoristas quanto para pedestres. Durante o ato, o trânsito ficou parcialmente interrompido.
Em nota enviada ao Informe Baiano, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informou que os serviços de manutenção na BA-526 — que liga o entroncamento da BA-528 (Acesso à Cimento Aratu) até o entroncamento da BR-324 — estão em andamento. Segundo o órgão, a obra estava sob responsabilidade da Concessionária ViaBahia e, atualmente, duas equipes atuam na região da rotatória de Mapele.