A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) iniciou, na manhã da segunda-feira (14), a segunda etapa da realização de ações educativas de trânsito em escolas de Salvador. A primeira parada da Operação Volta às Aulas foi na Escola Antônio Vieira, no Garcia.
Durante a ação, as equipes da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) exibiram faixas, distribuíram materiais educativos e orientaram pais, responsáveis e estudantes sobre boas práticas no trânsito. Dentre os temas abordados estão o uso do cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças com até 1,45m de altura, além da velocidade da via, que deve ser baixa no entorno da escola, para garantir o fluxo e segurança de todos.
“Trabalhamos a questão da mudança de comportamento da população, lembrando sobre a importância de usar o equipamento de segurança e, principalmente, que é preciso respeitar a legislação”, pontua a gerente da Gedut/Transalvador, Miriam Bastos. “São mais de dez anos de operação e não temos registro de acidentes envolvendo crianças até 10 anos em áreas escolares. Isso é resultado do nosso trabalho, das ações educativas, da campanha ‘Comprometa-se Com A Vida’”, completa.
O médico Maurício Camargo, de 63 anos, relata que sempre exige ao filho, de 12 anos, e ao coleguinha para que usem o cinto de segurança. “É importante para as crianças, porque às vezes não querem usar o cinto, acha que incomoda. As campanhas são fundamentais. Tem que insistir e pegar no pé”, salienta.
O autônomo Rômulo Costa, de 44 anos, foi buscar a filha, de seis anos, e iam voltar para casa de transporte por aplicativo. “Tudo relacionado ao trânsito e à educação é importante. Desde cedo, ensinamos a ela a obedecer aos conceitos. A gente até briga porque ela não gosta de usar o cinto, mas mostro que é sempre necessário”, conta.
O motorista particular Sérgio Damasceno, de 60 anos, estava na escola para buscar dois jovens e acredita que as pessoas precisam estar atentas à necessidade de orientar as crianças sobre trânsito seguro. “Trago dois meninos, de 14 e 13 anos, e eles já têm essa consciência, pois futuramente serão pais e motoristas. Os pais sempre chamam a atenção e me ajudam a dirigir com segurança também. Afinal, estou conduzindo vidas”, avalia.
As próximas ações ocorrem na Escola Anchietinha Aquarius, nesta terça-feira (15); na Gurilândia Federação, na quarta-feira (16); no Bernoulli Caminho das Árvores, na quinta-feira (17); e no Salesiano Paralela, na sexta-feira (18). Na próxima semana, a operação retorna no Marista Patamares, na segunda-feira (21); no Portinari Costa Azul, na terça-feira (22), e finalizando no Pedacinho do Céu Cajazeiras, na quarta-feira (23). A campanha é realizada sempre das 11h30 às 13h30.