Valdeir dos Santos Souza foi condenado a 38 anos e 6 meses de prisão, em regime fechado, por dois homicídios qualificados cometidos na cidade de Filadélfia, no norte da Bahia. A sentença foi proferida pelo Tribunal do Júri da Comarca de Pindobaçu, após denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e sustentada pelo promotor de Justiça Felipe Pazzola. A sessão foi presidida pelo juiz Eduardo Soares Bonfim.
De acordo com as investigações, os assassinatos de Anderson Garcia Ferreira e Clécio de Souza Lima ocorreram em plena luz do dia, em via pública, e foram motivados por disputa territorial entre facções criminosas. As mortes foram atribuídas a Valdeir, que agiu com frieza e premeditação, a mando de uma organização criminosa conhecida como “Panda”, com atuação na região.
O réu já havia sido denunciado anteriormente pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), em Juazeiro, por envolvimento com grupos criminosos. Considerando a gravidade dos crimes, a periculosidade do acusado e os riscos à ordem pública, a Justiça determinou a imediata execução da pena.