Uma ação integrada entre as polícias Civil e Militar, no fim da tarde de quarta-feira (23), deu cumprimento a mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar contra um homem investigado por aplicar golpes utilizando o nome de uma empresa do ramo de consórcios, no município de Itanhém.
O suspeito trabalhou como vendedor externo da empresa, mas continuou se passando por funcionário mesmo após ser desligado. Ele é acusado de ofertar falsos consórcios de motocicletas e receber valores diretamente das vítimas, utilizando indevidamente a imagem da companhia para dar credibilidade às fraudes.
O caso que motivou a prisão preventiva envolveu uma vítima que realizou pagamentos que somaram mais de R$ 4 mil, acreditando que seria contemplada com uma motocicleta. A fraude só foi descoberta após a vítima procurar a loja física da empresa e descobrir que o suspeito não fazia mais parte do quadro de funcionários e que não havia qualquer contemplação registrada.
As investigações revelaram que outras vítimas também foram lesadas, com prejuízos que, em um dos casos, ultrapassaram R$ 11 mil. Equipes da Delegacia Territorial, juntamente com a 44ª Companhia de Polícia Militar, cumpriram o mandado de busca na residência do investigado, localizada no Centro do município, onde foram apreendidos aparelhos eletrônicos e outros materiais que podem comprovar a prática criminosa.
O investigado foi encaminhado à unidade policial, onde passou por exame de corpo de delito e segue custodiado à disposição do Poder Judiciário.