A 6ª edição do Roama Dragon Boat para sobreviventes do câncer de mama acontecerá entre os dias 25 e 27 de julho, no Lago do Touro e a Sucuri, em Paulo Afonso, Norte do estado da Bahia. Ao todo, serão 105 mulheres participantes – todas elas sobreviventes do câncer , sendo 31 alunas integrantes do Projeto Núcleos de Canoagem Dragonboat da Bahia 2025, dos núcleos de Salvador e Paulo Afonso.
Com a participação de remadoras do estado da Bahia, Alagoas, Ceará e Pernambuco, o evento terá em sua programação festival com competição, atividades culturais, oficinas teóricas e práticas de remadas, virada de braço, além de palestras sobre técnicas de salvamento e resgate com o Corpo de Bombeiros, educador físico e fisioterapeuta.
O Roama Dragon Boat (de origem indígena, a palavra roama significa ‘permanecer de pé’) iniciou em 2018, Nesta edição, terá a participação de três equipes de Maceió (Lisa Flor, Girassol Rosa e Mama Rosa), uma equipe de Paulo Afonso-BA (Mamacaru), uma equipe de Fortaleza (Lua Rosa), além de duas sobreviventes da equipe Quartzo Rosa (Recife) e uma de Salvador (Dragão Rosa do Dique).
O objetivo do encontro é incentivar as mulheres sobreviventes do câncer de mama a adoção de hábitos saudáveis, estimular a prática de canoagem coletiva no estilo dragon boat e contribuir para o resgate da autoestima das mulheres, sentimento tão prejudicado durante o tratamento do câncer em função dos inúmeros efeitos colaterais provocados no curso do enfrentamento da doença.
Dragon Boat Bahia – Com núcleos em Camamu, São Félix, Paulo Afonso e Salvador, o projeto, que está na sua terceira edição, oferece aulas gratuitas de canoagem dragon boat para crianças, jovens, adultos, idosos, mulheres em enfrentamento ao câncer de mama e pessoas com deficiência (PCD).
O projeto é uma parceria entre o Governo da Bahia, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Federação Baiana de Canoagem (Febac), que conta com cerca de R$ 2,1 milhões para vigência de dois anos.
Programação Roama:
SEXTA – 25/07
Manhã:
08h30 – Recepção Remadoras – voz e violão
09h – Palestra Segurança -15⁰ GBM
10h – Oficina teoria/prática
Tarde:
14h – Visita Complexo Hidroelétrico da CHESF
SÁBADO – 26/07
Manhã:
07:30 – Recepção com cangaceiros
Roda de Capoeira
Acolhimento/credenciamento
09h – Briefing (informações gerais: regulamento, CBDB, sorteios equipes)
09h30 – Palestra com fisioterapeuta
10h – Palestra com educador físico
10h30 – Oficina teoria/prática
Treino reconhecimento
Tarde
14h – Zumba
Concentração
15h –Competição
Cerimônia das Rosas
17h – Festival Jânio Soares – Parque Abelardo Wanderley
20h – Festa Rosa Arraiá do Roama. Quiosque Belo Rio
DOMINGO – 27/07
Manhã:
08h – Brazilian Women’s Dragon Boat Festival (Projeto Piloto)
09h – Premiação