Em entrevista ao Informe Baiano, nesta terça-feira (30/07), o deputado federal Léo Prates (PDT-BA) lamentou a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que assinou agora há pouco a ordem impondo tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
O parlamentar classificou a medida como prejudicial à economia nacional e reforçou a necessidade de diálogo entre os países. Na Bahia, os prejuízos devem ser superiores a 400 milhões de dólares.
“Não dá para nenhum brasileiro ser a favor do tarifaço. Isso vai prejudicar a economia e os empregos. Eu sempre digo que faço política a favor das pessoas, nunca contra ninguém”, afirmou Prates.
Para o deputado, é fundamental que o governo federal utilize os instrumentos legais disponíveis, como a Lei da Reciprocidade aprovada pelo Congresso, mas sem abandonar o caminho do diálogo. “Espero que possa haver um recuo tanto por parte do governo americano quanto do governo brasileiro. Quem perde são os dois países, que mantêm uma relação histórica e de parceria”, disse.
Léo Prates ainda fez um apelo às lideranças políticas para que coloquem os interesses do povo acima de disputas partidárias. “Está em jogo o ganha-pão do povo brasileiro. Quem faz política com amor não faz contra ninguém, faz a favor das pessoas”, concluiu.