A cidade de Bom Jesus da Lapa, na região do Velho Chico, amanheceu nesta quarta-feira (06/08) tomada pela fé de milhares de romeiros que celebram a tradicional Romaria do Bom Jesus, uma das maiores manifestações religiosas do Brasil.
Imagens registradas pelo Lapa Capital, parceiro do Informe Baiano, mostram a celebração que acontece na Esplanada do Santuário da Gruta de Pedra e Luz e é marcada por orações, promessas e agradecimentos diante do padroeiro, renovando a esperança de devotos de todas as partes do país.
Com mais de 300 anos de história, a peregrinação tem origem em 1691, quando o religioso português Francisco de Mendonça Mar se instalou na gruta com uma imagem do Senhor Bom Jesus, tornando-se posteriormente Padre Francisco da Soledade. Desde então, a cidade se tornou um dos maiores centros de devoção católica do Brasil.
O Santuário, que abriga 16 grutas — sendo nove delas internas —, é reconhecido como Patrimônio Imaterial da Bahia. As principais são dedicadas ao Senhor Bom Jesus da Lapa e à Nossa Senhora da Soledade. Outro ponto de visitação é o morro do cruzeiro, com cerca de 90 metros de altura, onde os fiéis sobem em procissão por caminhos internos e externos em sinal de fé.
Entre as muitas celebrações realizadas durante o ano, a Romaria do Bom Jesus se destaca como uma das três maiores do país, ao lado do Círio de Nazaré (PA) e da Festa de Nossa Senhora Aparecida (SP). O evento ocorre anualmente entre os dias 28 de julho e 6 de agosto.
O impacto cultural e religioso da romaria foi reconhecido recentemente pela Comissão de Educação do Senado, que aprovou o projeto de lei (PL 2.374/2022) que declara a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa como manifestação da cultura nacional. A proposta, já aprovada na Câmara dos Deputados, agora segue para sanção presidencial.