Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Campanha de mamografia e preventivo abre Outubro Rosa em Lauro de Freitas

“Mulher tem que viver e não morrer de câncer”. Foi com emoção que a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho fez a abertura oficial da programação do Outubro Rosa no município, com o início do atendimento na Unidade Móvel de Saúde da Mulher, do SESC. A carreta que vai realizar exames preventivos e mamografia começou o atendimento nesta quinta-feira (05).
A Unidade Móvel ficará no Complexo de Saúde da Itinga até 29 de janeiro. O agendamento dos exames está sendo feito na Regulação e postos de saúde, portando RG, CPF, comprovante de endereço e cartão do SUS. Diariamente serão realizados 24 mamografias e 28 preventivos.
Outubro Rosa carreta SESC ft Edgard Copque MG 2711 5
A prefeita agradeceu à equipe do SESC e à Secretaria Municipal de Saúde que através da parceria com a deputada estadual Mirela Macedo trouxe o equipamento para o município. “Precisamos deixar nossas mulheres livres de qualquer doença e mais ainda livres de ser acometidas por um câncer. A saúde da mulher tem que ser tratada de forma especial”.
Moema que venceu um câncer de mama em 2008 fez um pedido especial às mulheres do município. “Tornem o autoexame um hábito, mas não deixem de fazer a mamografia. Há circunstâncias – e falo por experiência própria – em que o autoexame não identifica o nódulo”. Foi durante uma mamografia de rotina que a prefeita foi diagnosticada e pode fazer o tratamento ainda no início da doença.
Moradora de Itinga, Lidia Machado aguardava ansiosa para fazer os exames na carreta. “Ano passado não fiz porque o mamógrafo estava quebrado. Já estava pra marcar esse ano na UPA quando soube da carreta e aproveitei a oportunidade”. O mamógrafo da rede municipal de saúde passou dois anos desativado. Foi devolvido à população em abril deste ano e realiza cerca de 50 exames por dia.
A carreta funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Os resultados dos exames ficam prontos 40 dias após a realização e disponíveis na Clínica da Mulher. “O retorno dessas pacientes para retirar os resultados, e posteriormente passar pela avaliação médica, é de extrema importância, pois detectando alguma alteração o médico encaminhará este paciente para o tratamento e acompanhamento no Hospital da Mulher, que é referência no Estado da Bahia”, destacou o Secretário de Saúde, Erasmo Moura.
Reafirmando a transversalidade da gestão municipal, a secretária de Políticas para Mulheres Barbara Chaves destacou a importância do equipamento na cidade e das ações que a SPM programou para o Outubro Rosa. “Ter o serviço do Sesc Mulher em nosso município é um grande presente. É a oportunidade de diminuir as demandas de exames de preventivo e mamografia. Durante o Outubro Rosa vamos aproveitar todos os espaços da cidade para levar informações dos serviços que estarão acontecendo durante todo o mês”.
A mamografia é um exame de imagem considerado padrão ouro para detecção precoce do câncer de mama. O procedimento é recomendado para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos sem sinais e sintomas, ou a partir de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama. Já o Papanicolau previne o câncer no colo do útero e é direcionado a mulheres que têm ou tiveram atividade sexual, com idade entre 25 e 64 anos. Os dois exames também são oferecidos pela rede municipal de saúde.
A deputada Mirela Macedo ressaltou o apoio da prefeitura na execução da ação. “Estou muito feliz porque conseguimos trazer o Sesc Mulher para Lauro de Freitas e o esforço da prefeita Moema Gramacho foi fundamental para a vinda e para garantir a permanência do equipamento no município até 28 de janeiro”, finalizou.
Além da carreta do SESC Mulher, de 13 a 21 de outubro a Delfim também vai disponibilizar uma unidade móvel para realização de mamografia. O equipamento estará no estacionamento do Restaurante Popular.
Outubro Rosa carreta SESC ft Edgard Copque MG 2711 2]]>

Morre o cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo

Nesta sexta-feira (26/04), morreu o cantor Anderson Leonardo, aos 51 anos de idade. O vocalista do grupo Molejo enfrentou uma batalha contra um câncer...

Confira a programação da Prefeitura na Bienal do Livro Bahia 2024

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a Fundação Gregório de Mattos (FGM), vai integrar a programação...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Morre o cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo

Nesta sexta-feira (26/04), morreu o cantor Anderson Leonardo, aos 51 anos de idade. O vocalista do grupo Molejo enfrentou...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Morre o cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo

Nesta sexta-feira (26/04), morreu o cantor Anderson Leonardo, aos 51 anos de idade. O vocalista do grupo Molejo enfrentou...

Confira a programação da Prefeitura na Bienal do Livro Bahia 2024

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a Fundação Gregório de Mattos...

Progressistas de Lauro de Freitas realiza 1º encontro e declara apoio incondicional a Débora Regis

O Progressistas de Lauro de Freitas realizou com sucesso o seu 1º Encontro, reunindo filiados e pré-candidatos a Vereador...

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina às...