A base operacional da Petrobahia em Juazeiro, no norte da Bahia, completa 10 anos de funcionamento, neste mês de julho, com um marco raro no setor de combustíveis: uma década de atividades sem registro de acidentes com afastamento. Inaugurada em 20 de julho de 2015, a base se consolidou como ponto estratégico de distribuição para os estados da Bahia, Pernambuco e Piauí, especialmente em setores como agronegócio, mineração e grandes consumidores industriais. Atualmente, opera 24 horas, de segunda a sábado.
“Desde o início, nossa prioridade foi implantar uma cultura organizacional baseada no respeito à vida. Segurança não é apenas um protocolo, mas um valor da Petrobahia. Chegar a 10 anos de operação sem nenhum acidente é fruto de muito treinamento, disciplina e alinhamento de valores entre a empresa e os seus colaboradores”, afirma Ivonete Dauto, superintendente de Operações da Petrobahia.
A unidade iniciou suas atividades com capacidade estática para 1.675 milhões de litros e, em apenas um ano, passou por sua primeira ampliação com a implantação de uma terceira bacia de tanques, em 2016. Atualmente, a base possui capacidade de armazenagem estática de cerca de 3.400 milhões de litros de combustível e abastece pelo menos 320 postos dos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Piauí, além de empreendimentos industriais e agrícolas da região.
Além da segurança, a eficiência logística é outro diferencial. A base de Juazeiro viabiliza o abastecimento com agilidade a mercados situados a centenas de quilômetros de distância, reduzindo custos de transporte e o valor do produto na região. “A base de Juazeiro continua sendo uma das mais estratégicas para a Petrobahia, dada sua localização e capacidade de escoamento para outros estados”, acrescenta Ivonete.
A empresa também vem promovendo melhorias na infraestrutura para se adequar às novas exigências regulatórias da ANP, como as mudanças nos percentuais de mistura de etanol anidro na gasolina e de biodiesel no diesel, previstas para agosto. “Estamos ajustando a configuração operacional da base para garantir não apenas conformidade, mas também desempenho. Isso inclui sistemas mais modernos de carregamento multiproduto, com softwares atualizados para melhorar produtividade e atendimento ao cliente”, explica.
Nos últimos anos, a Petrobahia vem se firmando como uma das distribuidoras regionais mais inovadoras do país. Em expansão, a empresa já conta com bases em cinco cidades: Luís Eduardo Magalhães (2012), São Francisco do Conde (2013) interligada à refinaria de Mataripe, Juazeiro (2015), Itabuna (2020) e Balsas, no Maranhão (2023). Em 2026, está prevista a construção e operação da primeira base da Petrobahia fora do Nordeste, em Querência, no estado do Mato Grosso.
“A base de Juazeiro é um símbolo do compromisso da Petrobahia com o desenvolvimento regional e, sobretudo, com a segurança. São 10 anos de história que nos orgulham e nos impulsionam a continuar crescendo com responsabilidade”, afirma Iara Andrade Schimmelpfeng, diretora de Operações e Suprimento da Petrobahia. Além do recorde positivo na área da segurança operacional, ela destacou a eficiência da empresa na redução de resíduos e cuidado com o meio ambiente. “Essa marca histórica alcançada comprova que é possível crescer conciliando dois pontos imprescindíveis: a segurança dos nossos colaboradores e a oferta produtos e serviços de excelência. Vamos seguir expandindo com responsabilidade e inovação”, concluiu.