Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Por que alguns vendedores lhe convencem a comprar algo e outros não?

Ainda que algumas pessoas sejam mais suscetíveis a comprar por impulso do que outras, o papel do vendedor pode ser decisivo para que o cliente saia com algumas sacolas.
E, para que isso aconteça, é importante que ele saiba diferenciar a necessidade e a motivação que o cliente têm – e, mais do que isso, que ele consiga criar um benefício personalizado para o comprador, segundo o CEO da consultoria de treinamentos Learning Tribes, Pierre Jean-Quetant.
Usando como exemplo uma experiência pessoal, ele contou ao InfoMoney por que a postura é fundamental: “Comprei um carro recentemente e a minha experiência foi o melhor exemplo: na primeira loja, o vendedor fez a sondagem padrão, como sempre faz com todos os clientes, e dizia: ‘Você é diretor de uma empresa, merece esse carro lindo, com 200 cavalos’. Mas quando fiz um balanço, percebi que eu gastaria muito com gasolina em meu trajeto diário e que o seguro sairia caríssimo. Apesar de bonito, o carro não era para mim.
“Na outra loja que visitei, vi o mesmo carro, da mesma cor. A vendedora fez as mesmas perguntas, mas usou uma abordagem diferente: ‘Para você que dá importância para a economia, com 200 cavalos você vai usar menos a potência do carro e, consequentemente, gastar menos gasolina’. E eu acabei comprando”, disse.
Ele contou que esse é um problema de todos os vendedores do Brasil e também das empresas que os treinam, pois ainda existem muitos estereótipos e julgamento de valores por parte de quem tenta vender.
“Em um dos treinamentos que realizamos com a equipe de vendedores de uma loja de luxo, nós invertemos os papéis e os levamos para atuarem como clientes em lojas do mesmo segmento. E foi aí que eles se depararam com muitos comportamentos que eles mesmos tinham e que também não gostaram, assim como os que também gostaram, e usamos isso como a principal ferramenta do treinamento”, disse o CEO.
A principal falha dos treinamentos, principalmente na área de vendas, a que apresenta maior contratação, é que eles não são vendidos diretamente para quem vai fazê-los. Ou seja: não abre espaço para que os vendedores, no caso, consigam aprofundar questões que consideram importantes e também que colaborem entre si.
“O que o departamento de treinamentos ou recursos humanos quer não é necessariamente o que os colaboradores querem ou podem fazer. Às vees existem muitas travas, de diversos departamentos, e no final ele acaba se tornando uma má ideia”, explicou Pierre. A solução para isso é personalizar e individualizar ao máximo os treinamentos, ao mesmo tempo que os tornam colaborativos e permitem que os participantes se ajudem. “Nós tentamos nunca entregar somente um treinamento, mas também criar uma estratégia de engajamento e de comunicação, que são diferentes de empresa para empresa”, disse.
O mesmo vale para a área de call center: a Learning Tribes transforma o conteúdo que deve ser decorado em um storytelling, o que facilita na hora de encontrar a melhor solução para o problema do cliente e a personalizar o atendimento. “Tudo acontece dentro de processos do dia-a-dia, mas de uma forma bem mais fácil”, disse Pierre.
*InfoMoney]]>

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista cumpriram, nesta...

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

As irregularidades relativas a cobranças indevidas, em duplicidade na fatura do cartão de crédito, compras não reconhecidas feitas com cartões clonados ou roubados, não...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de...

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

As irregularidades relativas a cobranças indevidas, em duplicidade na fatura do cartão de crédito, compras não reconhecidas feitas com...

Petrobras irá distribuir R$ 21,95 bi em dividendos extraordinários

A Petrobras irá distribuir aos acionistas um total de R$ 21,95 bilhões, referente a 50% do valor avaliado para...

RESPOSTA RÁPIDA: polícia cerca Conceição do Coité, localiza assassino de mulher e é aplaudida pelo povo

O 16o Batalhão e a 15a Coorpin promoveram um grande cerco na cidade de Conceição do Coité com 10...