Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Crianças da comunidade Guerreira Zeferina vão ao cinema pela primeira vez

O clima frio ao entrar no Shopping Salvador – acompanhada de mais 25 amigos, todos da Comunidade Guerreira Zeferina – foi o primeiro item que chamou a atenção da pequena Helen Soares Santos, de apenas 8 anos. “Estou muito, muito feliz”, afirmou Helen, encantada com as luzes do centro de compras e com medo de subir na rampa de acesso ao andar onde o cinema fica localizado.
Helen e as outras crianças foram pela primeira vez ao cinema através do projeto de ações sociais realizado pela Prefeitura com os membros da comunidade Guerreira Zeferina, que dá lugar a um condomínio habitacional para os moradores que outrora residiam em casas improvisadas. As ações, que envolvem desde cursos profissionalizantes a momentos de promoção da autoestima e valorização pessoal, como esta visita ao cinema, ocorrem por meio da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).
08 11 2017 Crianas da Comunidade Zeferina no Shopping Foto Jefferson Peixoto Secom Pms 87
O filme escolhido para a imersão dos pequenos no universo cinematográfico foi “A Guerra dos Botões”, lançado em 2012 e que tem como plano de fundo a história de crianças que vivem em uma aldeia ao sul da França, em meados dos anos 1960. Para acompanhar a turma na sessão, cinco mães voluntárias se disponibilizaram a auxiliar no passeio com o apoio de mais quatro assistentes sociais.
“Nesse conjunto de ações que estamos fazendo até eles retornarem para a comunidade, ficamos sabendo que estava havendo o Festival de Cinema Infantil e tivemos a ideia de trazemos eles para assistir a um filme, já que as crianças nunca entraram no cinema e tinham possibilidade mínima de vir”, explicou a titular da FMLF, Tânia Scofield, que acompanhou de perto a experiência.
A gestora explicou que antes de saírem da comunidade, para que as obras tivessem início, o único espaço disponível para lazer que as crianças tinham era um campo de barro, disputado entre eles e os adultos. “Acho que isso tem um impacto grande agora, e grande no futuro também, já que esse momento vai estar na memória deles por muito tempo. A chance de uma experiência dessa pode despertar o gosto pela arte, e isso é maravilhoso”, pontuou.
A gerente geral da Avsi Brasil, Lareyne Almeida, responsável pela organização dos projetos sociais executados na Guerreira Zeferina, contou que a iniciativa não estava prevista nas ações que seriam realizadas com os cidadãos da comunidade, mas que o grupo percebeu uma boa oportunidade para tirar as crianças do seu local de origem e proporcionar a elas uma experiência lúdica. “O cinema transmite a percepção de outra realidade, e é esse trabalho que a gente quer fazer”, pontuou a gestora.
Histórico – Assim que a Prefeitura decidiu pela realização do projeto Guerreira Zeferina, técnicos do município começaram a se reunir com a comunidade para trabalhar em conjunto e discutir a elaboração e o andamento da proposta. Em setembro de 2014, foi concluído o cadastramento de todos os moradores e o selamento dos terrenos, residências, construções, comércio e templos religiosos existentes na área.
Durante o processo, a comunidade sempre esteve representada por um comitê formado por oito moradores, lideranças reconhecidas, e foi amplamente informada sobre as garantias para as famílias cadastradas e os critérios de elegibilidade para recebimento da unidade habitacional. E passou a atuar como parceira da Prefeitura, alertando aos que chegaram depois sobre a inutilidade de construir novas casas na tentativa de obter uma unidade do projeto.
Em novembro de 2015, a Prefeitura contratou a Avsi Brasil, uma Organização Social de Interesse Público com larga experiência no Subúrbio Ferroviário, para a execução do trabalho de acompanhamento social com a relocação dos moradores durante o período da obra, monitoramento e avaliação da ação e promoção de cursos de qualificação e geração de emprego e renda.
O Guerreira Zeferina é um projeto da Prefeitura de Salvador, realizado pela Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF), Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps),Secretaria da Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), sob coordenação da Casa Civil, com projeto social executado pela Avsi Brasil. O projeto tem custo de R$ 21 milhões, bancado integralmente com recursos do tesouro municipal.]]>

Celebrações devem reunir mais de 2 milhões de fiéis pelo país no feriado

Mais de 2 milhões de fiéis devem celebrar a Semana Santa pelo país neste ano. É o que aponta um levantamento do Ministério do...

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...
Fundação Jose Silveira

Celebrações devem reunir mais de 2 milhões de fiéis pelo país no feriado

Mais de 2 milhões de fiéis devem celebrar a Semana Santa pelo país neste ano. É o que aponta...
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Celebrações devem reunir mais de 2 milhões de fiéis pelo país no feriado

Mais de 2 milhões de fiéis devem celebrar a Semana Santa pelo país neste ano. É o que aponta...

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...