Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Transição Capilar: tudo que você precisa saber sobre transição

A transição capilar é uma fase em que os cabelos precisam de cuidados especiais para garantir que os fios cresçam mais fortes e saudáveis. Durante esse tempo, muitas mulheres chegam a apelar para as famosas misturinhas caseiras para fazer o cabelo crescer mais rápido, mas essa é uma prática que nem sempre retorna com o resultado esperado e que, além disso, pode chegar a comprometer todo o processo.

Entenda, neste artigo, o que é transição capilar e quais são as melhores práticas para vivenciar esse momento com muito estilo e personalidade.

Transição capilar: o que é?

Transição capilar é uma fase marcada especialmente pelo processo em que a mulher ou o homem decidem abandonar os alisamentos e outros procedimentos com química aplicados nos cabelos para retornar a exibir os fios em sua formatação original: ondulada, cacheada ou crespa.

Transição Capilar

Durante muitos anos, a cultura da beleza destacou somente os cabelos lisos e alinhados como belos. Isso acabou levando inúmeras pessoas, desde a adolescência, a mudar a estrutura do cabelo para se sentirem aceitas pela sociedade, transformando as madeixas com curvatura em fios totalmente lisos.

A frequência de procedimentos progressivos, no entanto, não conseguiu amenizar a necessidade de aceitação, o que gerou – a longo prazo – um desconforto justamente pela identificação de que os fios cacheados e crespos são tão bonitos e incríveis quanto qualquer outra característica capilar.

A transição capilar é, portanto, um grito de liberdade contra os padrões de beleza preestabelecidos pela sociedade e um dos períodos mais importantes da vida de algumas pessoas, pois simboliza o reencontro com sua identidade original.

Mas vale um alerta:

Esse período é um processo íntimo e delicado de autoaceitação, amor próprio e autoconhecimento. Além de lidar consigo mesma, será preciso enfrentar a opinião de muitas pessoas e, também, vencê-las (se o seu objetivo for se encontrar!). A transição capilar não é um período fácil de vivenciar, mas o resultado será totalmente recompensador.

Transição capilar: principais desafios

Ao decidir abandonar as químicas alisantes, além do primeiro desafio que é a aceitação do novo visual, há outros desafios a serem enfrentados e vencidos. As duas texturas presentes nos fios, por exemplo, são outro ponto que tira o sono de muita gente, afinal, enquanto as pontas ainda estão lisas, a raiz sem química está crescendo e se destacando.

Além disso, os fios em fase de transição capilar são, normalmente, mais fragilizados que os demais e apresentam frequente ressecamento e quebra. Diante dessas características, dedicar cuidados às madeixas é um passo indispensável.

Como passar pela transição capilar?

Uma dúvida muito frequente é: “como fazer a transição capilar?”. Existem, pelo menos, três formas de vivenciar e vencer a transição. A primeira de vencer a transição capilar é por meio do big chop, que é o corte total da parte do cabelo quimicamente tratada de uma única vez. É importante dizer que, apesar de ser mais famosa, esta opção não é obrigatória — muito pelo contrário: fazer o big chop deve ser uma decisão muito bem pensada e somente quando a pessoa estiver completamente preparada e segura para se deparar consigo mesma de cabelos curtíssimos.

A segunda forma de atravessar a transição capilar é cortando as madeixas periodicamente. Esse é o caso em que as duas texturas irão aparecer, e nessa hora, contar com boas técnicas de texturização dos fios é o mais indicado, pois, assim, será possível uniformizar a aparência das madeixas. Entre os métodos mais comuns de texturização, podemos destacar a fitagem estruturada, o dedoliss, o twist, os coquinhos, o uso do acessório bigudins e outros

Por último, é possível passar pela transição capilar em grande estilo apostando nas charmosas box braids. Tanto para homens quanto para mulheres, a técnica de trançado é sempre uma ótima opção para mudar o visual. Quem vivencia a transição capilar pode cortar a parte quimicamente alisada dos fios e trançar as mechas naturais às fibras sintéticas do tipo jumbo, kanekalon ou lã. Esse novo estilo tem a duração média de três meses e irá auxiliar no crescimento dos fios sem danificá-los.

Transição capilar antes e depois

Em todos esses casos, contar com fotos e inspirações de transição capilar antes e depois é o melhor caminho para vivenciar esta fase.

 

transiçao capilar 7 630x393 1
Antes e depois Ana Lídia Lopes
transicao capílar 6 630x354 1
Antes e depois Amanda Mendes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*salonline

Campanha do deputado Hassan pela duplicação da BR-116 ganha apoio da sociedade civil

A campanha iniciada pelo deputado estadual Hassan (PP), desde que assumiu o mandato na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba), pela duplicação da BR-116, do...

Polícia Militar apreende duas armas de fogo em Feira de Santana

Uma equipe da 67ª CIPM, com o apoio de uma aeronave do Graer, apreendeu duas armas de fogo, na manhã desta quinta-feira (28), em...

Campanha do deputado Hassan pela duplicação da BR-116 ganha apoio da sociedade civil

A campanha iniciada pelo deputado estadual Hassan (PP), desde que assumiu o mandato na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba),...
Prefeitura Municipal de Savaldor

Campanha do deputado Hassan pela duplicação da BR-116 ganha apoio da sociedade civil

A campanha iniciada pelo deputado estadual Hassan (PP), desde que assumiu o mandato na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba),...

Polícia Militar apreende duas armas de fogo em Feira de Santana

Uma equipe da 67ª CIPM, com o apoio de uma aeronave do Graer, apreendeu duas armas de fogo, na...

BBB24: Equipe de Fernanda rebate críticas após acusações de racismo contra Davi

Após um comentário durante uma conversa com Pitel no Big Brother Brasil, Fernanda se tornou alvo de críticas nas...

Secretário André Curvello aponta aumento da aprovação da gestão de Jerônimo em Salvador

Pesquisa feita em Salvador pelo Instituto Paraná mostra o crescimento da aprovação do governo Jerônimo Rodrigues. De acordo com...