Substituição de abrigos de ônibus é iniciada na Avenida Bonocô

A Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) deu início nesta segunda-feira (30) à substituição de abrigos de ônibus localizados próximos a passarelas na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), em ambos os sentidos (Centro/Iguatemi). Neste momento, o serviço está sendo realizado no abrigo localizado próximo à passarela em frente à loja Casa Eloi. O trabalho é efetuado para que os abrigos estejam em conformidade com o padrão utilizado no restante da cidade, além de evitar possíveis acidentes.

“Com essa troca, vamos dar maior conforto aos usuários e garantir que agilidade na manutenção do equipamento. Alguns ônibus e caminhões vinham colidindo e danificando as estruturas. Então, ao invés de recuperá-las, vamos substituir por estruturas mais leves e modernas que possuem fabricação da própria Desal, evitando problemas e tornando a manutenção mais econômica para o erário municipal”, explica o presidente da Desal, Marcílio Bastos.

Para a substituição dos equipamentos, a operação conta com o apoio da Secretaria de Mobilidade (Semob), que está informando aos cidadãos sobre o deslocamento temporário dos pontos de paradas dos ônibus – em média relocados para 5 ou 10 metros da parada oficial. Substituição semelhante já foi realizada na passarela do Shopping Barra, e a proposta é que esse trabalho seja multiplicado em outros abrigos de ônibus situados nos ‘pés’ de passarelas de outros pontos da cidade.

“Apesar de estarem próximas e pareceram extensão das passarelas, estes abrigos são estruturas independentes. Iniciaremos o trabalho removendo as laterais e depois seguiremos com o desmonte das estruturas”, comentou Bastos. Após a substituição do abrigo na altura da Casa Eloi, a equipe da Desal seguirá com as substituições na passarela da Revisa, sentido centro da cidade. Terminado o trecho da Avenida Bonocô, será efetuado trabalho similar na Avenida Vasco da Gama. A estimativa é que o desmonte de cada estrutura leve cerca de 15 dias.

Atualmente, Salvador conta com 32 passarelas sob a responsabilidade da Desal – eram 40, mas oito já são administradas pela CCR, concessionária que administra o metrô. Recentemente, foi beneficiada com ações de manutenção a passarela da Avenida Centenário, com a substituição do equipamento. As ações preventivas e corretivas ocorrem periodicamente, através do georreferenciamento, o que dá celeridade às ações. Há ainda reforço da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), que realiza varrição e lavagem.

Relacionados